Adolescentes Currículo 2022/2023: As Parábolas de Jesus são Vivas
Lição 03: O Semeador e a sua Semente
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: O Semeador e a sua Semente, escrevendo no quadro branco.
Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
- Para ilustrar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Mais Doce que
o Mel”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mais Doce que
o Mel
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre a parábola do
semeador.
Refletir sobre qual o tipo de coração está
sendo lançado o ensino da Palavra de Deus.
Desenho de um caminho com aves, pedras e
figura de sol, espinhos, terra fértil e sementes.
Figuras das 4 situações apresentadas na
parábola do Semeador.
01 figura de coração
01 sachê de mel ou bala de mel
Procedimento:
- Leiam a parábola do semeador – Mt 13. 3 a 8.
À medida que a leitura for efetuada, vocês
apresentam figuras que dizem respeito as 4 situações da parábola.
Se preferir, vocês podem utilizar material,
como: desenho de um caminho com aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra
fértil e sementes.
- Dividam a turma em 04 grupos e passem o
material ou a figura referente a cada situação (uma para cada grupo).
- Orientem para que cada grupo reflita sobre a
situação da parábola, associando-a ao ensino da Palavra de Deus nos dias
atuais.
- Em seguida, os grupos devem apresentar o
resultado de forma objetiva.
- Apresentem a figura do coração e falem: Que
o nosso coração esteja com solo preparado e fértil para receber a semente que é
a Palavra de Deus.
- Depois, leiam Sl 119.103: “Oh! Quão doces
são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca”.
- Para finalizar, entreguem para cada aluno 01
sachê de mel ou bala de mel.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário