Pré-adolescentes - Conhecendo o Caráter de Deus
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que
está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos
nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a
participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite
a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título da lição: Quem é Deus, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico
para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Conhecendo
Deus”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Objetivos:
Iniciar o estudo sobre Deus.
Fortalecer relações interpessoais.
¼ da folha de papel ofício para cada aluno e caneta.
Procedimento:
- Distribuam
um pedaço da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem aos alunos para que escrevam duas
características de uma pessoa da classe.
- Indaguem se alguém encontrou dificuldade e qual a
razão. Por outro lado, também perguntem para os que tiveram facilidade para
responder com rapidez. Espera-se que nesse questionamento haja consenso de que
podemos indicar características de alguém quando conhecemos e convivemos com
esta pessoa.
- Então, falem que eles também precisam conhecer mais
sobre Deus e que durante as lições do trimestre eles terão esta oportunidade.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário