RSS

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Discipulando – 2º. Ciclo: Conhecendo as Doutrinas Cristãs

Lição 03: Crendo para Interpretar a Bíblia

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Crendo para Interpretar a Bíblia, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Seguindo Regras”, que proporcionará o conhecimento sobre a organização da Bíblia.

- Posteriormente, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Seguindo Regras

Objetivo: Promover de forma lúdica reflexão sobre a importância de estar atento a leitura e interpretação de um texto.

Material:

01 cópia de um texto de atividades para cada aluno(postada no procedimento)

Procedimento:

- Distribuam 01 cópia para cada aluno da atividade postada abaixo:

Texto da Atividade

Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.

 

01 – Coloque seu nome no alto à direita deste papel.

02 – Passe um círculo em volta da palavra nome.

03- Agora faça um círculo em torno do título deste trabalho.

04 – Escreva o nome da capital do estado que você nasceu:_____________________

05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!

06 – Faça três quadrados na margem superior esquerda da folha.

07 – Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.

08 – Se você acha que acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!

09 - Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.

10 – Conte em voz alta de 10 a 01.

11 – Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.

12 – Agora, levante-se e diga: estou terminando!

13 – Conte quantas pessoas tem na turma e escreva: ___________

14 – Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado.

Autoria desconhecida.

- Orientem os alunos para que sigam a instrução da atividade.

Observação: na atividade há somente uma ação a ser realizada que se encontra logo no início “Leia tudo antes de fazer qualquer coisa...”, mas normalmente as pessoas não observam esta recomendação e começam a realizar todas as outras ações.

- Observem as atitudes dos alunos durante a atividade.

Depois de um certo tempo, eles vão perceber que estão fazendo errado ao lerem o item 14 da atividade: “Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado”.

- Em seguida, questionem a razão deles não terem observado a única norma correta, realizando as outras. O que lhes faltou? Qual regra era para ser seguida?

- Para concluir, falem: Vocês falharam na leitura de um pequeno texto de atividades. E para ler a Bíblia? Nesta lição vamos estudar sobre as regras de interpretação da Bíblia.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: