Discipulando – 2º. Ciclo: Conhecendo as Doutrinas Cristãs
Lição 03: Crendo para Interpretar a Bíblia
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Crendo para Interpretar a Bíblia, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para quadro branco
Quadro branco e marcador de quadro branco são
recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a
dinâmica
“Seguindo Regras”, que proporcionará o conhecimento sobre a organização da Bíblia.
- Posteriormente, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Seguindo
Regras
Objetivo: Promover de forma lúdica reflexão sobre a
importância de estar atento a leitura e interpretação de um texto.
01 cópia de um texto de atividades para cada
aluno(postada no procedimento)
Procedimento:
- Distribuam 01 cópia para cada aluno da atividade postada abaixo:
Texto da Atividade
Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas
trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 – Coloque seu nome no alto à direita deste
papel.
02 – Passe um círculo em volta da palavra
nome.
03- Agora faça um círculo em torno do título
deste trabalho.
04 – Escreva o nome da capital do estado que
você nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em
voz alta: comecei!
06 – Faça três quadrados na margem superior
esquerda da folha.
07 – Agora que você chegou até aqui, diga o
seu nome completo em voz alta.
08 – Se você acha que acompanhou as instruções
até esse ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09 - Feche os olhos e levante sua mão esquerda
acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.
10 – Conte em voz alta de 10 a 01.
11 – Escreva nas costas da folha uma atividade
preferida.
12 – Agora, levante-se e diga: estou
terminando!
13 – Conte quantas pessoas tem na turma e
escreva: ___________
14 – Agora que você leu todas as instruções,
cuidadosamente. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu
colega do lado.
Autoria desconhecida.
- Orientem os alunos para que sigam a
instrução da atividade.
Observação: na atividade há somente uma ação a
ser realizada que se encontra logo no início “Leia tudo antes de fazer qualquer
coisa...”, mas normalmente as pessoas não observam esta recomendação e começam
a realizar todas as outras ações.
- Observem as atitudes dos alunos durante a
atividade.
Depois de um certo tempo, eles vão perceber
que estão fazendo errado ao lerem o item 14 da atividade: “Agora que você leu
todas as instruções, cuidadosamente. Ignore todas as instruções, mas, por
favor, não revele ao seu colega do lado”.
- Em seguida, questionem a razão deles não
terem observado a única norma correta, realizando as outras. O que lhes faltou?
Qual regra era para ser seguida?
- Para concluir, falem: Vocês falharam na
leitura de um pequeno texto de atividades. E para ler a Bíblia? Nesta lição
vamos estudar sobre as regras de interpretação da Bíblia.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário