Adolescentes: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia
Lição 02: Compreendendo o que é amor-próprio
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: Compreendendo o que é amor-próprio, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Autoestima".
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Autoestima
Objetivos:
Refletir
sobre o que pode causar a autoestima baixa
e as ações para minimizá-la.
Iniciar
o estudo sobre autoestima ou amor-próprio.
01
mochila
Objetos
pesados que caibam dentro da mochila
Nomes
digitados(ver no procedimento)
01
quadro branco ou 01 cartolina
01
tubo de cola
Procedimento:
Dias antes da aula:
-
Digitem as expressões abaixo, separem cada uma e coloquem dentro da mochila:
traumas pessoais, más influências das mídias sociais, busca por aprovação e
aceitação constante, padrão de beleza ideal, Bullying, medo de rejeição, pouco
valor de si mesmo, ansiedade, auto crítica exagerada, palavras negativas das
pessoas ao seu redor.
-
Digitem os versículos abaixo e coloquem dentro de um bolso da mochila:
“E
Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a
tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E
o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Mateus
22:37-39).
Na aula:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Perguntem para os alunos o que eles entendem sobre autoestima ou amor-próprio.
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que eles falem que se refere a gostar de si mesmo, valorizando quem ele é.
De
acordo com o dicionário: “Autoestima é a qualidade de quem se valoriza, está
satisfeito com seu modo de ser, com sua forma de pensar ou com sua aparência
física, expressando confiança em suas ações e opiniões” (Dicionário online).
-
Coloquem no meio do círculo uma mochila organizada conforme a orientação já
mencionada acima.
-
Depois, solicitem para que um aluno pegue a mochila, coloque-a nas costas e
ande dentro do círculo, pelo menos duas vezes. Com certeza ele terá dificuldade
em conduzi-la devido ao peso e o incômodo em carregá-la.
-
Depois, falem: O que significa andar em círculo?
Significa
que a pessoa não encontra saída para a situação que está lhe perturbando.
-
Perguntem: O que pode ter dentro desta mochila?
Então,
abram a mochila diante de todos e retirem os objetos pesados e os papéis com as
expressões que se referem a autoestima baixa.
Leiam
cada uma e coloquem em local visível, como em um quadro branco ou cartolina.
Durante
a aula, comentem sobre cada expressão. Observem o que os alunos têm a dizer
sobre o tema e a reação deles diante disto.
-
Para finalizar, enfatizem a importância de gostar de si próprio, descartando ou
minimizando ações e sentimentos negativos, deixando o fardo leve, como está a
mochila agora(apontar para a mochila vazia).
-
Falem: Mas, o que será que tem dentro deste bolso da mochila?
Então,
pequem um papel com o versículo abaixo e leiam os versículos de Mateus 22. 37 a
39.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário