Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 03: Cristo, o discípulo e a lei
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título
da lição: Cristo, o discípulo e a lei, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave ou
perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes,
como por exemlo
Para
ilustrar o tema, apliquem a dinâmica “O Mandamento do Amor”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Mandamento do Amor
Objetivo:
Apresentar os 10 mandamentos e enfatizar que se resumem em amar a Deus e ao
próximo.
01
relação dos 10 mandamentos(Ex 20:3-17) e recorte cada um
Palavras
digitadas: Amor, Deus, Próximo
01
coração de tamanho médio (vermelho) feito de cartolina ou EVA
01
coração pequeno para cada aluno
01
quadro branco ou outro tipo
Procedimento:
-
Distribuam os 10 mandamentos(Ex 20:3-17) separados para 10 alunos.
-
Peçam para que os alunos apontem quais os mandamentos que se referem a Deus e
ao próximo.
-
Dividam o quadro em 02 colunas, numa escreva DEUS, na outra a palavra PRÓXIMO.
Peçam
para que os alunos fixem, com fita adesiva, o mandamento na coluna que ele
escolher.
Espera-se
que o resultado seja este: os 04 primeiros fazem referência a Deus e 06 últimos
ao próximo.
Não
terás outros deuses diante de mim
Não
farás para ti imagem de escultura
Não
tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
Santificarás
o sábado
Honra
a teu pai e a tua mãe
Não
matarás
Não
adulterarás
Não
furtarás
Não
dirás falso testemunho
Não
cobiçarás
-
Depois, solicitem que leiam Marcos 12: 30 e 31 e falem que este é o resumo dos
10 mandamentos: Amar a Deus e ao próximo, conforme as palavras de Jesus.
“Amarás,
pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo
o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E
o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há
outro mandamento maior do que estes”.
-
Falem: Os 4 primeiros mandamentos fazem referência ao relacionamento vertical,
isto é, com Deus, a parte espiritual. Os 6 últimos referem-se ao relacionamento
horizontal, com o próximo, a parte
social.
-
Em seguida, coloquem um coração no alto do quadro e fixem a palavra AMOR.
-
Perguntem: A quem amamos?
Aguardem
as respostas, que deverão ser variadas como: A Deus, aos pais, irmãos, amigos
etc., mas que se resumem em: a Deus e ao Próximo.
-
Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo da palavra AMOR.
-
Falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus, obedecê-lo e ter atitudes
de amor ao próximo.
-
Falem: O que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus,
conforme lemos em I Jo 3:17-18:
“Quem,
pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas
entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de
palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”.
-
Para concluir, entreguem um coração pequeno para cada aluno e peçam para que
eles troquem entre si o coração, simbolizando o amor que deve haver entre eles
e ao próximo.
Por
Sulamita Macedo.
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