Jovens: Alcance um Futuro Feliz e Seguro - Conselhos de
Salomão no Livro de Provérbios: Um Convite à Sabedoria e às Promessas de
Proteção
Lição 04: Proteção
contra a imoralidade
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Proteção contra a
imoralidade, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo tema, utilizem a dinâmica “Cuidado!”
- Depois,
trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Cuidado!
Objetivos:
Introduzir
o estudo sobre a influência da Mídia acerca do sexo.
Refletir
sobre formas de como de se prevenir contra as más influências
Enfatizar
o que a Bíblia orienta sobre sexo.
Palavras
digitadas: Imoralidade, Sexo, Mídia, Bíblia e Prevenção.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Coloquem no centro do círculo a palavra Imoralidade.
-
Depois, peçam para que os alunos falem sobre o que eles entendem sobre a
palavra imoralidade.
Escrevam
as respostas dos alunos numa cartolina e também apresentem outras informações.
Em seguida, formulem um conceito coletivo da palavra imoralidade.
-
Em seguida, coloquem as palavras sexo e mídia.
-
Falem: Na aula de hoje vamos estudar sobre a influência da mídia com relação ao
sexo, apresentando uma moral diferente da cristã.
-
Apresentem várias situações sobre ideias de sexo que a mídia tem transmitido.
-
Depois, coloquem no centro círculo a palavra Bíblia e em seguida apresentem o
que a Bíblia fala sobre sexo.
-
Em seguida, coloque a palavra prevenção e perguntem:
Como
se prevenir das más influências da mídia?
Aguardem
as respostas e completem com outras ideias.
- Para
finalizar, falem: Vamos nos aprodundar neste tema?
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário