RSS

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Jovens:  Alcance um Futuro Feliz e Seguro - Conselhos de Salomão no Livro de Provérbios: Um Convite à Sabedoria e às Promessas de Proteção

Lição 04: Proteção contra a imoralidade

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Proteção contra a imoralidade, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo tema, utilizem a dinâmica “Cuidado!” 

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Cuidado!

Objetivos:

Introduzir o estudo sobre a influência da Mídia acerca do sexo.

Refletir sobre formas de como de se prevenir contra as más influências

Enfatizar o que a Bíblia orienta sobre sexo.

Material:

Palavras digitadas: Imoralidade, Sexo, Mídia, Bíblia e Prevenção.

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Coloquem no centro do círculo a palavra Imoralidade.

- Depois, peçam para que os alunos falem sobre o que eles entendem sobre a palavra imoralidade.

Escrevam as respostas dos alunos numa cartolina e também apresentem outras informações. Em seguida, formulem um conceito coletivo da palavra imoralidade.

- Em seguida, coloquem as palavras sexo e mídia.

- Falem: Na aula de hoje vamos estudar sobre a influência da mídia com relação ao sexo, apresentando uma moral diferente da cristã.

- Apresentem várias situações sobre ideias de sexo que a mídia tem transmitido.

- Depois, coloquem no centro círculo a palavra Bíblia e em seguida apresentem o que a Bíblia fala sobre sexo.

- Em seguida, coloque a palavra prevenção e perguntem:

Como se prevenir das más influências da mídia?

Aguardem as respostas e completem com outras ideias.

- Para finalizar, falem: Vamos nos aprodundar neste tema?

Sulamita Macedo. 

0 comentários: