Adolescentes: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia
Lição 03: Cuidando-se por inteiro
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: Cuidando-se por inteiro, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Autocuidado”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Autocuidado
Objetivo: Refletir
sobre ações preventivas e protetoras para a saúde física e emocional.
Óculos
escuro
Protetor
de ouvido
01
máscara facial(do tipo que se vende em farmácia)
01
par de luvas(descartáveis)
01
figura de 01 cérebro
Procedimento:
-
Apresentem a figura do cérebro.
-
Falem, apontado para a figura:
No
sentido figurado, cérebro é o centro da inteligência e da razão. É nele que se
processam as ideias e as atitudes.
As
diversas informações chegam até ele através de nossos sentidos, das mais
variadas formas.
-
Falem: Somos peregrinos na terra e passamos com situações adversas, pois a
Bíblia afirma: “No mundo tereis aflições…(Jo 16.13).
O
que vemos, ouvimos e sentimos podem dominar nossa mente. Mas, podemos viver de
forma diferente com a mente de Cristo.
-
Entreguem para um aluno os óculos escuros, protetor de ouvido, máscara facial e
o par de luvas.
-
Perguntem:
Para
que servem os óculos escuros, protetor de ouvido, máscara facial e o par de
luvas?
Aguardem
as respostas.
Certamente,
as respostas vão fazer referência que estes objetos são utilizados para
proteção.
-
Agora, peçam para que ele coloque cada objeto.
-
Agora, perguntem:
Que
ações preventivas e protetoras para a saúde física e emocional podem ser
tomadas por meio da visão, da audição, da fala, do que ingerimos e pegamos?
Aguardem
as respostas.
Depois,
recolham os objetos e iniciem o estudo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário