Juvenis: Falso ou Verdadeiro: como combater as idelogias do nosso tempo
Lição 02: A vida em sociedade e as ideologiasProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A vida em sociedade e as ideologias, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o item 3.1 “Vivendo de forma pura em meio a uma sociedade
pecaminosa”, utilizem as dinâmicas “Sal da terra” e “Luz do mundo”.
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo: Promover
reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Material:
03
copos transparentes com água
02
saquinhos com sal
01
colher de chá
01 colher de sopa de sal
Procedimento:
-
Expliquem que o sal representa o cristão e o copo com água está representando o
mundo.
-
Solicitem a atenção dos alunos para o que você vai realizar.
-
Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
-
Coloquem:
01
saquinho de sal dentro de 01 copo – não retire a embalagem(situação 01);
01
saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);
01
colher de sal no último copo e misturem( situação 03).
-
Perguntem: Qual situação melhor representa a conduta do cristão no mundo?
-
Aguardem as respostas. É comum haver votação para as três situações, com
maioria para a situação 01. Mas, como vocês já deve ter percebido, a situação
que melhor representada o cristão neste mundo é a da situação 03.
-
Questionem:
Para
as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal
da terra, se estar isolado do mundo?
Para
a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos
deste mundo? Estamos influenciando o mundo ou sendo influenciados?
-
Após os questionamentos, leiam:
“Vois
sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para
nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom
é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E
dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou
deste mundo”. Jo 8.23
“Não
ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se
que, após os questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos
tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal
da terra.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo: Refletir
sobre a atitude do crente como luz do mundo.
Material:
01
prato transparente
01
copo transparente
01
vela, água
01
caixa de palito de fósforos ou isqueiro.
Procedimento:
-
Falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do
prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
-
Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o
crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está
simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
-
Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na
vida cristã, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
-
Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a
desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc.
Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem:
O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além
da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições
podemos tirar deste procedimento?
-
Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria
desconhecida.
Dinâmica
adaptada por Sulamita Macêdo.
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