Pré-adolescentes: Sábios Conselhos de Provérbios para o Pré-Adolescente Cristão
Lição 02: Sobre as Falsas Amizades
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição:
Sobre as Falsas Amizades, escrevendo no
quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Amizade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Amizade
Objetivo: Refletir
sobre as verdadeiras e falsas amizades.
Material: uma
venda para cada dupla.
-
Forneçam para cada dupla uma venda, que pode ser um lenço, um pedaço de tecido
etc.
-
Deem as seguintes informações:
01
pessoa da dupla utilizará a venda
O
outro colega dará orientações de como ele andar pela sala, por exemplo: Siga em
frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02
passos para trás! etc.
Depois,
eles trocarão de lugar.
-
Para começar a atividade, façam uma mudança na organização das cadeiras e nos
outros objetos da sala para dificultar a atividade.
-
Quando o aluno estiver com a venda nos olhos, o outro colega deverá
movimentá-lo, para que ele mude de posição e dessa forma ele não saberá para
onde ir, tendo que obedecer ao colega.
-
Dadas as informações, os alunos deverão começar atividade.
-
Depois, organizem os alunos em círculos e peçam para que as duplas falem sobre
a atividade, vejam algumas indagações que podem ser feitas:
Como
você se sentiu sendo guiado pelo amigo?
O
amigo transmitiu confiança?
O
aluno que usava a venda executou os comandos que o outro falava?
Aguardem
os relatos.
-
Em seguida, reflitam sobre as respostas dos alunos, enfatizando a importância
da segurança, confiança que deve haver entre bons amigos, mas que às vezes há
amigos que podem conduzir por caminhos inadequados.
-
Depois, pequem uma venda e falem: a venda, numa amizade, pode representar a
confiança que temos nos amigos, mas é necessário cuidado e ficar atento com as
boas e más influências.
-
Falem ainda: Jesus é o melhor amigo, nEle vocês podem confiar!
-
Para concluir, leiam: “Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os
tolos acabará mal” Pv 13.20(NTLH).
Ideia
original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário