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terça-feira, 8 de outubro de 2024

Pré-adolescentes: Sábios Conselhos de Provérbios para o Pré-Adolescente Cristão

Lição 02: Sobre as Falsas Amizades

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Sobre as Falsas Amizades, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Amizade”.

  Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Amizade

Objetivo: Refletir sobre as verdadeiras e falsas amizades.

Material: uma venda para cada dupla.

- Dividam os alunos em duplas.

- Forneçam para cada dupla uma venda, que pode ser um lenço, um pedaço de tecido etc.

- Deem as seguintes informações:

01 pessoa da dupla utilizará a venda

O outro colega dará orientações de como ele andar pela sala, por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.

Depois, eles trocarão de lugar.

- Para começar a atividade, façam uma mudança na organização das cadeiras e nos outros objetos da sala para dificultar a atividade.

- Quando o aluno estiver com a venda nos olhos, o outro colega deverá movimentá-lo, para que ele mude de posição e dessa forma ele não saberá para onde ir, tendo que obedecer ao colega.

- Dadas as informações, os alunos deverão começar atividade.

- Depois, organizem os alunos em círculos e peçam para que as duplas falem sobre a atividade, vejam algumas indagações que podem ser feitas:

Como você se sentiu sendo guiado pelo amigo?

O amigo transmitiu confiança?

O aluno que usava a venda executou os comandos que o outro falava?

Aguardem os relatos.

- Em seguida, reflitam sobre as respostas dos alunos, enfatizando a importância da segurança, confiança que deve haver entre bons amigos, mas que às vezes há amigos que podem conduzir por caminhos inadequados.

- Depois, pequem uma venda e falem: a venda, numa amizade, pode representar a confiança que temos nos amigos, mas é necessário cuidado e ficar atento com as boas e más influências.

- Falem ainda: Jesus é o melhor amigo, nEle vocês podem confiar!

- Para concluir, leiam: “Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal” Pv 13.20(NTLH).

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

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