Juvenis: Falso ou Verdadeiro: como combater as idelogias do nosso tempo
Lição 03: Humanismo: a criatura colocada acima do criador
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Humanismo: a criatura colocada acima do criador, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para
iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “O centro de todas as coisas”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O centro de todas as coisas
Objetivos:
Aprofundar
o estudo sobre o conhecimento sobre Deus como criador e centro de todas as
coisas.
Refutar
o humanismo que tem o homem como centro do conhecimento.
02
envelopes com a palavra “Conhecimento” escrita por fora
Colocar
dentro do envelope 01: Teocentrismo – Deus o centro do universo e da vida
humana.
Colocar
dentro do envelope 02: Humanismo – o homem como o centro de todas as coisas
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
Antes da aula:
Organizem
as cadeiras da sala em círculo.
Coloquem
debaixo de 02 cadeiras os 02 envelopes, fixados com fita adesiva.
Durante a aula:
-
Organizem os alunos em 02 grupos.
-
Falem:
Vocês
precisam descobrir onde estão 02 envelopes que estão aqui na sala.
Se
houver dificuldade de encontrá-los, falem que estão debaixo das cadeiras.
-
Depois, solicitem que 02 alunos leiam o que está por fora do envelope e abram para ler o conteúdo.
-
Perguntem:
Por
que os envelopes com este conteúdo precisaram ser procurados? O que isto tem a
ver com o tema da aula?
Espera-se
que as respostas girem em torno de que o conhecimento é algo que se busca,
alguns em fonte segura e verdadeira e outros em fontes errôneas.
-
Falem: Muitas pessoas possuem conhecimento sobre quem é Deus, sua criação, seu
poder, que enviou seu filho para morrer pelos pecadores e seguem este caminho e
têm Deus como centro de suas vidas.
O nosso
conhecimento sobre Deus está em sua Palavra e no nosso relacionamento com Ele,
pois a Bíblia é:
“Toda
a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir,
para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja
perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra(II tm 3. 16 e 17).
-
Falem ainda: Mas, há um outro grupo de pessoas que mesmo conhecendo Deus ou não
decidiu seguir o caminho do Humanismo, rejeitando-o.
-
Falem: Este é o assunto da aula de hoje. Vamos aprender mais sobre isto?
- Agora
iniciem o estudo do tema.
Por
Sulamita Macedo.
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