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segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Juvenis: Falso ou Verdadeiro: como combater as idelogias do nosso tempo

Lição 03: Humanismo: a criatura colocada acima do criador

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

os e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Humanismo: a criatura colocada acima do criador, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “O centro de todas as coisas”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O centro de todas as coisas  

Objetivos:

Aprofundar o estudo sobre o conhecimento sobre Deus como criador e centro de todas as coisas.

Refutar o humanismo que tem o homem como centro do conhecimento.

Material:

02 envelopes com a palavra “Conhecimento” escrita por fora

Colocar dentro do envelope 01: Teocentrismo – Deus o centro do universo e da vida humana.

Colocar dentro do envelope 02: Humanismo – o homem como o centro de todas as coisas

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

Antes da aula:

Organizem as cadeiras da sala em círculo.

Coloquem debaixo de 02 cadeiras os 02 envelopes, fixados com fita adesiva.

Durante a aula:

- Organizem os alunos em 02 grupos.

- Falem:

Vocês precisam descobrir onde estão 02 envelopes que estão aqui na sala.

Se houver dificuldade de encontrá-los, falem que estão debaixo das cadeiras.

- Depois, solicitem que 02 alunos leiam o que está por fora do envelope e  abram para ler o conteúdo.

- Perguntem:

Por que os envelopes com este conteúdo precisaram ser procurados? O que isto tem a ver com o tema da aula?

Espera-se que as respostas girem em torno de que o conhecimento é algo que se busca, alguns em fonte segura e verdadeira e outros em fontes errôneas.

- Falem: Muitas pessoas possuem conhecimento sobre quem é Deus, sua criação, seu poder, que enviou seu filho para morrer pelos pecadores e seguem este caminho e têm Deus como centro de suas vidas.

O nosso conhecimento sobre Deus está em sua Palavra e no nosso relacionamento com Ele, pois a Bíblia é:

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra(II tm 3. 16 e 17).

- Falem ainda: Mas, há um outro grupo de pessoas que mesmo conhecendo Deus ou não decidiu seguir o caminho do Humanismo, rejeitando-o.

- Falem: Este é o assunto da aula de hoje. Vamos aprender mais sobre isto?

- Agora iniciem o estudo do tema.

Por Sulamita Macedo.

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