Pré-adolescentes: Sábios Conselhos de Provérbios para o Pré-Adolescente Cristão
Lição 03: A Sabedoria e o Temor do SenhorProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição:
A Sabedoria e o Temor
do Senhor, escrevendo no quadro branco. Utilizem
marcador específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Quer Sabedoria?”.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quer Sabedoria?
Objetivo: Iniciar
o estudo sobre o “temor ao Senhor é o princípio da sabedoria”(Pv 1.7).
01
caixa
Nome
SABEDORIA digitado
Envelopes
pequenos(quantidade depende do número de alunos)
Papel
pequeno com o versículo de Tg 3.17 digitado(01 para cada envelope)
01
pincel atômico ou um marcador para quadro branco
01
cartolina ou um quadro branco
Procedimento:
Antes
da realização da dinâmica:
Organizar
o material da seguinte forma:
Colar
o nome SABEDORIA fora da caixa
Colocar
o versículo de Tg 3.17 dentro de cada envelope
Colocar
os envelopes dentro da caixa
Momento
de realização da dinâmica:
-
Peguem a caixa com o nome “Sabedoria”, entreguem para um aluno. Peçam para que
ele fique em pé diante da turma.
-
Depois, peçam para outro aluno ler Tg 1.5:
“E,
se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá
liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.
-
Quando o aluno estiver lendo a parte do versículo “...peça a Deus...”, apontem
para o aluno que está com a caixa.
Aguardem
que os alunos peçam sabedoria, o aluno que está com a caixa deve distribuir
“sabedoria” apenas para quem pediu. Se ninguém percebeu que deve pedir, o
versículo deve ser lido novamente, até que pelo menos alguns peçam.
-
Falem: Este é um pedido importante.
-
Depois, os alunos devem abrir o envelope e ler seu conteúdo:
“Mas
a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada,
tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem
hipocrisia”. Tiago 3:17
-
Depois, escrevam no quadro as 08 características da sabedoria que Deus nos
concede. Vocês devem escrever à medida que os alunos citarem cada uma delas.
-
Para finalizar, leiam:
“O
temor do Senhor é o princípio da sabedoria; os loucos desprezam a sabedoria e a
instrução”(Provérbios 1:7).
Que
tal aprofundarmos mais sobre este tema?
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário