Adolescentes: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia
Lição 04: Aprendendo a fazer boas escolhas
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Aprendendo a fazer boas
escolhas, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bumerangue
Objetivo: Refletir
sobre o princípio da semeadura e da colheita.
01
bumerangue(pode ser feito de vários materiais)
01
cesta pequena com sementes variadas.
01
copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
Procedimento:
-
Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”
-
Falem: Este é o princípio da semeadura e da colheita.
-
Perguntem o que os alunos entendem sobre isto.
Aguardem
as respostas.
-
Depois, apresentem um bumerangue e perguntem como funciona.
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que falem que o bumerangue é um objeto de arremesso e que ao ser lançado, volta
à mão daquele que o arremessou.
-
Falem: A lei da semeadura é como um bumerangue, você vai ter de volta, vai
sentir as consequências daquilo que falou e praticou.
-
Perguntem: Que tipo de sementes estamos semeado? O que estamos colhendo?
-
Distribuam 01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
-
Passem para os alunos a cesta com as sementes e solicitem para que eles retirem
no máximo 05 unidades diferentes e coloque-as no copo.
-
Depois, orientem para que os alunos falem sobre as ações, representadas pelas
sementes, que eles desejam cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu
relacionamento com Deus e com o próximo.
-
Agora, repitam a leitura de Gl 6. 7.
-
Reflitam ainda: Já imaginou a quantidade do que vocês podem receber de volta
daquilo que estão plantando?
-
Leiam II Co 9.6 “...O que semeia pouco, pouco também ceifará; o que semeia em
abundância em abundância também ceifará.”
-
Analisem ainda que há sementes que germinam com facilidade, mas há outras que
precisam de cuidados especiais para que brotem.
Depois
façam uma relação disto com as sementes que estamos cultivando, quais delas
necessitam de maiores cuidados e tentativas para produzir frutos.
-
Para finalizar, leiam Gl 5.22.
Por
Sulamita Macedo.
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