RSS

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Jovens:  Alcance um Futuro Feliz e Seguro - Conselhos de Salomão no Livro de Provérbios: Um Convite à Sabedoria e às Promessas de Proteção

Lição 03: Um coração protegido

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Um coração protegido, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo tema, utilizem a dinâmica “Coração: Terra de Conflito?”.    

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Coração: Terra de Conflito?

Objetivo: Iniciar o estudo sobre como proteger o coração, fonte do pensamento, emoções e sentimentos.

Material:

01 coração feito de cartolina para cada aluno

01 caixa de palitos de fósforos

01 bandeja

Procedimento:

- Perguntem: O seu coração é uma terra que está em conflito?

- Entreguem 01 coração feito de cartolina para cada aluno.

- Falem: Quando falamos em coração, nos remetemos a fonte de ideias, das emoções, dos sentimentos etc.

- Depois, falem: Observem as seguintes orientações:

Se o seu coração:

Estiver tranquilo, não faça nada com ele.

Estiver sofrendo pressão, amasse-o.

Estiver dividido, sem saber o que fazer, divida ele ao meio, mas deixe uma parte ainda sem rasgar.

Se estiver inquieto, como algo que queima e incomoda, acenda um fósforo e queime uma parte do coração.

- Em seguida, recolham os corações, colocando-os numa bandeja,  e reflitam sobre as situações que os alunos estão vivenciando, representadas pelos corações, como terra de paz ou de conflito.

- Para concluir, leiam:

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”(Provérbios 4:23).

“Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”(1 Pedro 5:7).

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará”(Salmos 37:5).

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: