Jovens: Alcance um Futuro Feliz e Seguro - Conselhos de
Salomão no Livro de Provérbios: Um Convite à Sabedoria e às Promessas de
Proteção
Lição 03: Um
coração protegido
Professoras e professores,
observem estas orientações:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Um coração protegido, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo tema, utilizem a dinâmica “Coração: Terra de Conflito?”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Coração: Terra de Conflito?
Objetivo: Iniciar
o estudo sobre como proteger o coração, fonte do pensamento, emoções e
sentimentos.
Material:
01
coração feito de cartolina para cada aluno
01
caixa de palitos de fósforos
01
bandeja
-
Perguntem: O seu coração é uma terra que está em conflito?
-
Entreguem 01 coração feito de cartolina para cada aluno.
-
Falem: Quando falamos em coração, nos remetemos a fonte de ideias, das emoções,
dos sentimentos etc.
-
Depois, falem: Observem as seguintes orientações:
Se
o seu coração:
Estiver
tranquilo, não faça nada com ele.
Estiver
sofrendo pressão, amasse-o.
Estiver
dividido, sem saber o que fazer, divida ele ao meio, mas deixe uma parte ainda
sem rasgar.
Se
estiver inquieto, como algo que queima e incomoda, acenda um fósforo e queime
uma parte do coração.
-
Em seguida, recolham os corações, colocando-os numa bandeja, e reflitam sobre as situações que os alunos
estão vivenciando, representadas pelos corações, como terra de paz ou de
conflito.
-
Para concluir, leiam:
“Sobre
tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as
fontes da vida”(Provérbios 4:23).
“Lançai
sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”(1 Pedro 5:7).
“Entrega
o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará”(Salmos 37:5).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário