Adolescentes: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia
Lição 07: Como
construir boas amizades
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Como construir boas
amizades, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A amizade é como
Matemática”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A amizade é como Matemática
Objetivo: Refletir
sobre a importância das amizades, as influências positivas e o cuidado com as
negativas.
Sinais
matemáticos de adição, diminuição, multiplicação e divisão, de preferência,
feitos de cartolina, cada sinal de uma cor diferente.
01
cartolina para escrever alguns versos(postado abaixo no procedimento
02
cartolinas(01 para cada grupo)
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
–
Coloquem no quadro ou numa cartolina os sinais matemáticos de adição,
diminuição, multiplicação e divisão, de preferência, feitos de cartolina, cada
sinal de uma cor diferente.
–
Depois, apresentem para os alunos os seguintes versos, escritos numa cartolina:
A
amizade é como Matemática:
A
alegria é somada.
A
tristeza é diminuída.
A
confiança é multiplicada.
E a
felicidade é dividida. (autoria desconhecida).
–
Agora, dividam a turma em 02 grupos.
–
Entreguem para os alunos a seguinte pergunta, numa cartolina:
Utilizando
os símbolos matemáticos, o que vocês desejam que haja na amizade com os
colegas?
Se
houver dificuldade, peçam para que eles sigam o exemplo dos versos lidos
anteriormente, e ainda assim falem:
O
que vocês desejam que seja somado na amizade?
O
que vocês desejam que seja diminuído na amizade?
O
que vocês desejam que seja multiplicado na amizade?
O
que vocês desejam que seja dividido(compartilhado) na amizade?
–
Deem um tempo de 05 minutos para esta atividade. Depois, cada grupo vai
apresentar de forma objetiva o que escreveram na cartolina.
–
Para finalizar, reflitam sobre o que os alunos apontaram e enfatizem a
importância quanto ao cuidado com as amizades e suas influências positivas e
negativas.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário