Adultos: As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que prometeu
Lição 08: A
Promessa de Paz
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
A Promessa de Paz, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo
tema, utilizem a dinâmica “A Verdadeira Paz”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Verdadeira Paz
Objetivo:
Apresentar
informações do que já conhecem sobre a “Paz de Deus” e a “Paz do mundo”, com rapidez
de raciocínio e tempo reduzido.
02 cartolinas de cores
diferentes
02 pincéis atômicos
02 mesas
Observação: Caso
não haja condição de utilizar cartolina, pois há necessidade de mesa para
apoiá-la, use folhas de papel ofício e caneta.
Procedimento:
Dias antes da aula:
Escrever
na parte central superior da cartolina as expressões abaixo: “Paz de Deus” em
01 cartolina e “Paz do mundo” na outra.
No dia da aula:
-
Dividam os alunos em 02 grupos.
- Entreguem
para cada grupo uma cartolina e um pincel atômico, contendo uma expressão
escrita, conforme orientação acima exposta.
-
Orientem os grupos que eles vão escrever no mínimo 05 características do que
consta escrito na cartolina.
-
Dado um sinal pelo professor, os grupos começam a escrever com frases curtas
sobre o tema que receberam, observando o
tempo de 1 minuto.
- Após
1 minuto, o professor dá novo sinal e os grupos trocam de cartolina. Os
participantes, quando receberem a cartolina do outro grupo, deverão acrescentar
informações diferentes daquelas já escritas pelos colegas.
Os
alunos vão reclamar que o tempo é pouco, mas não se preocupem, pois a intenção
da dinâmica é que todos os grupos colaborem com informações de forma rápida em
tempo reduzido.
- Quando
os grupos tiverem concluído, o professor deve apresentar as respostas,
acrescentado outras informações ou corrigindo algo que julgar conveniente.
Ideia original
desconhecida.
Esta versão da dinâmica
por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário