Juvenis: Falso ou Verdadeiro: como combater as idelogias do nosso tempo
Lição 07: Evolucionismo e criacionismoProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Evolucionismo e criacionismo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica
“A Origem”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Origem
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a origem do universo.
01
quadro branco
01
marcador de quadro branco
Figuras
de elementos que compõem o universo(vejam no procedimento)
Observação:
As
figuras podem ser impressas ou apresentadas no notebook, tablet etc.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Falem: Hoje, vamos estudar sobre a origem do universo.
-
Perguntem: O que é universo?
Anotem
as respostas dos alunos no quadro.
Depois,
acrescentem outras informações.
-
Apresentem para os alunos várias figuras que compõem o universo, tais como:
mar, praia, animais, aves, plantas, planetas, estrelas etc.
Mostrem
também o movimento de rotação e translação da Terra.
-
Perguntem: Como todas estas coisas foram criadas? O que vocês sabem sobre isto?
Aguardem
as respostas. É importante que todos falem.
Certamente,
as respostas podem variar: criação de Deus, evolucionismo, Big Bang(explosão),
nunca houve criação(sempre foi assim) etc.
-
Na lição de hoje, vamos estudar isto sob dois pontos de vista: A origem do
mundo como criação de Deus e o do Big Bang.
-
Falem o que a lição apresenta e enfatizem que os cristãos creem que Deus é o
criador do universo, de acordo com a Bíblia(nossa regra de fé e prática).
“No
princípio criou Deus o céu e a terra”(Gênesis 1:1).
“Pela
fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que
aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”(Hebreus 11:3).
É
importante conhecer o que a Bíblia diz e outras teorias, para saber defender
seu posicionamento – o Criacionismo.
“Antes,
santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para
responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança
que há em vós”(1 Pedro 3:15).
“Ó
Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos
e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência”(1 Timóteo 6:20).
Por
Sulamita Macedo.
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