Pré-adolescentes: Sábios Conselhos de Provérbios para o Pré-Adolescente Cristão
Lição 09: Diga Não à Mentira!1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição:
Diga Não à Mentira!, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Mentira tem pernas curtas".
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mentira tem pernas curtas
Objetivo:
Enfatizar que devemos ser praticantes da honestidade nas palavras e atos.
Material:
01
cópia do texto “Mentira tem pernas curtas” para cada aluno
01
caixa de presente
01
cartão para cada aluno contendo o versículo de Fp 4.8 digitado
01
bala para cada aluno que será fixado no cartão
Dias antes da aula:
Fixar
o versículo em cada bala. Colocá-los dentro da caixa de presente e fechar.
No dia da aula:
–
Escrevam no quadro a frase “Mentira tem pernas curtas” e perguntem o que
significa ou solicitem que os alunos contem uma situação que conhecem que pode
ilustrar esta frase.
Aguardem
as respostas.
–
Depois, falem: Vamos conhecer uma situação que ocorreu com um casal de
namorados. Leiam o texto abaixo.
Mentira tem pernas curtas
Um casal de namorados estava passeando numa rua
comercial. A moça, olhando a vitrina de uma loja de artigos japoneses, ficou
encantada com um lindo vaso. Seu namorando foi indagar o preço daquele objeto.
Tratava-se uma peça caríssima, totalmente fora de seu orçamento.
Porém, ao correr os olhos pela loja, notou que havia um
vaso igualzinho, mas quebrado. Foi quando teve uma ideia. Após deixar a
namorada em casa, voltou à loja e pediu ao dono que embrulhasse aquele vaso
quebrado. Deu-lhe uma gorjeta qualquer e levou o vaso todo embrulhado. Sua
ideia era tornar a namorada feliz, fazendo-a pensar que ele lhe dera um
presente tão caro e, quando chegasse à casa da moça, iria simular um tombo e
dizer que o vaso havia se partido naquele momento.
E fez tudo conforme planejara. A namorada acreditou até
desembrulhar o vaso, quando então constatou a mentira. O dono da loja havia
embrulhado cada pedaço do vaso separadamente e, dessa forma, a moça descobriu
que o vaso não havia se quebrado naquele momento e que o namorado tentara
enganá-la. Ficou muito decepcionada.
Autoria
do texto desconhecida.
–
Depois, façam a encenação deste texto. Escolham 03 pessoas para representar o
rapaz, a moça e o dono da loja.
–
Em seguida, falem: Acabamos de ler uma história de um rapaz que desejou
agradar, impressionar sua namorada, com um presente, tentando enganá-la, mas
sua desonestidade foi descoberta, pois mentira tem perna curta e se deu mal.
–
Falem: Que tal reformular esta história?
Então,
reescrevam a história, observando o princípio da honestidade e façam novamente
a encenação. Vocês podem colocar nomes nos personagens.
–
Para concluir, apresentem a caixa de presente, abram e mostrem o presente.
Distribuam
para cada aluno o cartão com o versículo abaixo e uma bala fixada nele.
Depois,
peçam para que todos os alunos leiam o versículo:
“Quanto
ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é
justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há
alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário