Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 09: Oração não mecânica, mas consciente
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição:
Oração não mecânica,
mas consciente, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave ou
perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes,
como por exemlo
- Para
ilustrar o tema da aula, utilizem a dinâmica
“Ensinando a Orar”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Ensinando a Orar
Objetivo: Explicar
cada parte da Oração do Pai Nosso.
Material:
Oração
que Jesus ensinou “O Pai Nosso”, dividido por versículo, isto é, cada versículo
em uma folha com letras grandes.
Procedimento:
-
Falem: Jesus ensinou aos discípulos a orar com o exemplo da oração do Pai
Nosso.
-
Perguntem: Quem sabe a oração do Pai Nosso?
-
Que tal fazermos esta oração, agora?
Então,
deixem que os alunos repitam esta oração sem ler.
-
Depois perguntem: Vocês entendem o que quer dizer cada parte desta oração?
- Falem: Muitas pessoas repetem esta oração de forma mecânica sem entender o significado de cada parte.
-
Vamos agora, estudar sobre esta oração ensinada por Jesus que encontramos em Mt
6. 9 a 13:
“Portanto,
vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha
o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O
pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E
perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E
não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o
poder, e a glória, para sempre. Amém”.
-
Depois, entreguem para 5 alunos um versículo que compõe a Oração do Pai Nosso.
O
aluno que está com o versículo inicial ler e depois coloca no quadro para e
vocês começam a explicar cada parte. Isto deve acontecer até o último
versículo.
-
Falem: Jesus não falou para que a repetíssemos como a maioria faz, mas deu um
exemplo de como orar.
-
Leiam Mt 6. 7a: “E, orando, não useis de vãs repetições...”
-
Falem: Agora, vocês já sabem como orar!
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário