RSS

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade

Lição 09: Oração não mecânica, mas consciente

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Oração não mecânica, mas consciente, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave ou perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes, como por exemlo

- Para ilustrar  o tema da aula, utilizem a dinâmica “Ensinando a Orar”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Ensinando a Orar

Objetivo: Explicar cada parte da Oração do Pai Nosso.

Material:

Oração que Jesus ensinou “O Pai Nosso”, dividido por versículo, isto é, cada versículo em uma folha com letras grandes.

Procedimento:

- Falem: Jesus ensinou aos discípulos a orar com o exemplo da oração do Pai Nosso.

- Perguntem: Quem sabe a oração do Pai Nosso?

- Que tal fazermos esta oração, agora?

Então, deixem que os alunos repitam esta oração sem ler.

- Depois perguntem: Vocês entendem o que quer dizer cada parte desta oração?

- Falem: Muitas pessoas repetem esta oração de forma mecânica sem entender o significado de cada parte.

- Vamos agora, estudar sobre esta oração ensinada por Jesus que encontramos em Mt 6. 9 a 13:

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

O pão nosso de cada dia nos dá hoje;

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;

E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”.

- Depois, entreguem para 5 alunos um versículo que compõe a Oração do Pai Nosso.

O aluno que está com o versículo inicial ler e depois coloca no quadro para e vocês começam a explicar cada parte. Isto deve acontecer até o último versículo.

- Falem: Jesus não falou para que a repetíssemos como a maioria faz, mas deu um exemplo de como orar.

- Leiam Mt 6. 7a: “E, orando, não useis de vãs repetições...”

- Falem: Agora, vocês já sabem como orar!

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: