Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 07: Sobre
a vingança e o amor
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição:
Sobre a vingança e o
amor, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave ou
perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes,
como por exemlo
- Para
ilustrar o tema da aula, utilizem a dinâmica
“A Marca do Discípulo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Marca do Discípulo
Objetivo: Refletir
sobre o amor – a marca do discípulo de Jesus.
Material:
01
coração pequeno para cada aluno
-
Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração
Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até
que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais
bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e
perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem
idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas
marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as
pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com
marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
-
Falem: Fomos alcançados pelo amor de Deus.
Leiam
João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho
unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida
eterna”.
-
Agora distribuam um coração pequeno para cada aluno, representando o amor pelo
qual fomos alcançados.
-
Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus.
Leiam
João 13.34 e 35:
“Um
novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós,
que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus
discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
-
Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que
marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?
Nós,
como integrantes da Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam
alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos
praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
-
Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de
congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas
que devem existir entre as pessoas.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário