Jovens: Alcance um Futuro Feliz e Seguro - Conselhos de Salomão no Livro de Provérbios: Um Convite à Sabedoria e às Promessas de Proteção
Lição 09: Protegendo
a sua boca
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Protegendo a sua boca, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Portador de Bênção”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Portador de Bênção
Objetivo: Concluir
o estudo sobre o cuidado com o que falamos, transmitindo uma mensagem
abençoadora para os colegas.
Material:
Não
é necessário
-
Falem que o tema da aula é sobre o cuidado que devemos ter com a língua, isto
é, com aquilo que falamos.
-
Falem: O apóstolo Tiago nos alerta quanto ao uso da língua através destas
figuras abaixo:
Freio
de cavalo, leme de navio, fogo, veneno, fonte, árvore: oliveira e figueira.
-
Agora, peçam para os alunos abrirem a Bíblia em Tg 3.2 a 12. Façam uma leitura
compartilhada destes versículos, que consiste em cada aluno ler um versículo ou
até mesmo a turma ler alguns versículos que precisam ser mais enfatizados.
À
medida que a leitura for realizada vocês analisam o que foi lido com a figura
proposta por Tiago e o uso da língua, apresentando exemplos e orientações
contextualizadas com o tipo de aluno que você ensina.
-
Falem: Estudamos sobre o cuidado com aquilo que falamos.
-
Continuem, falando: Fomos alertados que de uma mesma boca não pode proferir
bênção e maldição. Agora, vamos ser portador de uma mensagem abençoadora para
os colegas, usando adequadamente nossa fala.
-
Antes, vejamos o que a Bíblia nos diz sobre isto:
“Eis
que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso
revogar”(Nm 23.20).
“O Senhor Deus me deu uma língua erudita, para
que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado”(Isaías
50:4).
-
Depois, organizem os alunos em 02 grupos.
-
Peçam para que cada aluno transmita uma mensagem abençoadora para os colegas do
seu grupo.
-
Agora, solicitem que cada grupo transmita uma mensagem abençoadora para os
colegas do outro grupo.
-
Para finalizar, leiam: Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra
dita a seu tempo(Pv 25.11).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário