Juvenis: Falso ou Verdadeiro: como combater as idelogias do nosso tempo
Lição 09: Consumismo x MinimalismoProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: Consumismo
x Minimalismo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Consumismo
Objetivos:
Refletir
sobre o desejo desenfreado de possuir objetos além das possibilidades
financeiras.
Refletir
sobre o consumismo exagerado e suas consequências.
Tabloides
de propaganda de grandes lojas de departamentos para os alunos.
Procedimento:
–
Distribuam 01 tabloide para cada aluno.
–
Falem: Olhem o tabloide, anotem os valores dos objetos que vocês desejam
comprar e depois somem.
–
Agora, perguntem: O que vocês fariam para adquirir estes objetos? Aguardem as
respostas.
–
Em seguida, realizem uma série de questionamentos, tais como:
Há
necessidade de comprar todos os objetos?
Eles
são prioritários? São realmente necessários?
Comprar
os objetos porque estão em promoção, mesmo não tendo condições de comprar?
As
condições de pagamento: comprar parcelado ou no cartão, vai comprometer o
orçamento doméstico? Pagar com cheque especial, mesmo sabendo dos altos juros?
Comprar uma parte a vista e o restante parcelado? As parcelas cabem no bolso?
–
Escolham 02 alunos, um que teve cuidado com as compras e o outro que se
excedeu, e questionem sobre a escolha dos produtos e condições de pagamento.
–
Perguntem: vocês já compraram algo que não tinham necessidade? Já se
endividaram por causa de compras exageradas? Que outras consequências surgiram?
–
Para concluir, reflitam sobre o consumismo evidenciado pela mídia e o incentivo
de alguns líderes quanto ao ensino do “ter” como sendo prosperidade.
–
Leiam I Tm 6. 9 e 10.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário