RSS

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Pré-adolescentes: Sábios Conselhos de Provérbios para o Pré-Adolescente Cristão

Lição 08: Diga Não à Preguiça!

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Diga Não à Preguiça!, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Preguiça, não!".

- Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Preguiça, não!

Objetivo:

Refletir sobre a preguiça e o trabalho,  através do comportamento do bicho preguiça e da formiga.

Material:

01 despertador

Figura do bicho preguiça

Figura de formigas

Versículo digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Depois, perguntem:

Que horas vocês se acordam?

Acordam sozinhos?

Usam o despertador?(mostrem um despertador, façam ele funcionar)

Alguém fica chamando muitas vezes?

Que atividades fazem durante o dia, além de ir para a escola?

Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou cartolina, de forma objetiva.

- Agora, apresentem a figura de uma preguiça e peçam para que os alunos falem sobre o que eles conhecem sobre este bicho.

- Em seguida, falem: A lição de hoje vai tratar sobre a preguiça(não o animal), mas a falta de coragem para realizar as tarefas, dormir demais etc que muitas pessoas possuem.

Daí, a razão por que o bicho preguiça nos traz alguns ensinamentos sobre a preguiça que o ser humano pode apresentar.

- Depois, mostrem a figura de várias formigas.

- Perguntem: Vocês já observaram o comportamento das formigas?

Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que elas estão sempre em atividade, trabalhando.

- Perguntem: Vocês sabem o que a Bíblia fala sobre a formiga?

Depois, apresentem o versículo digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).

Peçam para que os alunos leiam em conjunto, depois só as meninas, só os meninos e em seguida novamente juntos.

- Para concluir aula, peguem novamente o despertador e falem: Que esta aula seja  um despertador para vocês, quanto a importância do tempo para dormir e também para realizar as outras tarefas.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: