Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 08: Sem hipocrisia, mas com verdade
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição:
Sem hipocrisia, mas com
verdade, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave ou
perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes,
como por exemlo
- Para
ilustrar o tema da aula, utilizem a dinâmica
“Sem máscara da hipocrisia”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sem máscara da hipocrisia
Objetivo: Refletir
sobre a importância das ações verdadeiras sem a máscara da hipocrisia.
Material:
Bíblia:
Lc 10. 30 a 35
06
pessoas: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o
hospedeiro.
Procedimento:
-
Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom
Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por
ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem
muito aparato.
“E,
respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas
mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram,
deixando-o meio morto.
E,
ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de
largo.
E
de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de
largo.
Mas
um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de
íntima compaixão;
E,
aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o
sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E,
partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e
disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando
voltar”
-
Enquanto o narrador estiver lendo a parábola, os demais “atores” deverão
realizar as ações descritas no texto.
-
Após a encenação, reflitam sobre as atitudes dos personagens diante do homem
espancado, quanto a bondade e solidariedade.
-
Perguntem: Através deste exemplo, como poderia ser uma ação de bondade com
hipocrisia e sem hipocrisia?
Aguardem
as respostas.
Por Sulamita Macedo.
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