RSS

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Jovens:  Alcance um Futuro Feliz e Seguro - Conselhos de Salomão no Livro de Provérbios: Um Convite à Sabedoria e às Promessas de Proteção

Lição 07: Proteção contra a insensatez

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Proteção contra a insensatez, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo tema, utilizem a dinâmica “Sabedoria x Insensatez”.  

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Sabedoria x Insensatez  

Objetivo: conduzir o estudo sobre a sabedoria e a insensatez.

Material:

Lição bíblica

01 cartolina verde e outra vermelha

01 réqua

01 lápiz

01 tesoura

Procedimento:

Dias antes da aula:

Utilizando uma régua e lápiz, dividam cada cartolina em vários retângulos medindo 5 x 8 cm

A quantidade vai depender do número de alunos da turma, por exemplo: se  tiver 12 alunos, serão 06 retângulos verdes e 06 vermelhos.

No dia da aula:

- Dividam a turma em 02 grupos, utilizando 02 cores: verde, para representar a sabedoria, e a cor vermelha, a insensatez.

Para isto, distribuam os retangulos para os alunos.

- Peçam para que eles se separem em 02 grupos de acordo com a cor.

- Com a lição bíblica em mãos, orientem para que o grupo 01 leia o item II – A Sabedoria como antídoto contra a insensatez, e o grupo 02 o item III – a Loucura como comportamento desvairado, com o objetivo de  encontrar pelo menos 05 características de cada item.

Estipulem um tempo de no máximo 15 minutos para este fim.

- Em seguida, após a introdução da lição, peçam para que os alunos apresentem o que foi solicitado.

- À medida que eles apresentam, reflitam sobre cada informação e ainda façam um paralelo entre os itens expostos sobre a sabedoria e a insensatez.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: