Jovens: Alcance um Futuro Feliz e Seguro - Conselhos de Salomão no Livro de Provérbios: Um Convite à Sabedoria e às Promessas de Proteção
Lição 07: Proteção contra a insensatezProfessoras e professores,
observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Proteção contra a
insensatez, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo tema, utilizem a dinâmica “Sabedoria x Insensatez”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sabedoria x Insensatez
Objetivo: conduzir
o estudo sobre a sabedoria e a insensatez.
Lição
bíblica
01
cartolina verde e outra vermelha
01
réqua
01
lápiz
01
tesoura
Procedimento:
Dias antes da aula:
Utilizando
uma régua e lápiz, dividam cada cartolina em vários retângulos medindo 5 x 8 cm
A quantidade
vai depender do número de alunos da turma, por exemplo: se tiver 12 alunos, serão 06 retângulos verdes e
06 vermelhos.
No dia da aula:
- Dividam
a turma em 02 grupos, utilizando 02 cores: verde, para representar a sabedoria,
e a cor vermelha, a insensatez.
Para
isto, distribuam os retangulos para os alunos.
- Peçam
para que eles se separem em 02 grupos de acordo com a cor.
- Com
a lição bíblica em mãos, orientem para que o grupo 01 leia o item II – A
Sabedoria como antídoto contra a insensatez, e o grupo 02 o item III – a Loucura
como comportamento desvairado, com o objetivo de encontrar pelo menos 05 características de
cada item.
Estipulem
um tempo de no máximo 15 minutos para este fim.
-
Em seguida, após a introdução da lição, peçam para que os alunos apresentem o que
foi solicitado.
- À
medida que eles apresentam, reflitam sobre cada informação e ainda façam um paralelo
entre os itens expostos sobre a sabedoria e a insensatez.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário