Adultos: A Igreja em Jerusalém - Doutrina, Comunhão e Fé: a Base para o Crescimento da Igreja em meio às Perseguições
Lição 04: Uma Igreja Cheia do Espírito SantoProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2
- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Uma Igreja Cheia do
Espírito Santo, escrevendo no
quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para concluir o estudo sobre o tema da aula, utilizem a dinâmica “Perseverando
em oração”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Perseverando em
oração
Objetivo:
Compartilhar motivos de
oração e agradecer bênçãos recebidas como resultado da perseverança.
Contextualizar o tema da
aula sobre os irmãos de Jerusalém, que perseveraram em oração em meio as
perseguições.
Procedimento:
Antes da aula:
Organizem o material da
dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma: tapete no chão, e sobre
ele as rosas, as pedras e os versículos bíblicos.
Durante a aula:
- Organizem o material da
dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma: tapete no chão, e sobre
ele as rosas, as pedras e os versículos bíblicos.
- Expliquem o que cada
objeto representa:
Tapete: caminho da vida
cristã
Rosas: bênçãos recebidas
Pedras: as dificuldades
que enfrentamos
Os versículos: a Palavra
de Deus, na qual confiamos
- Peçam para que cada
aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos que representam o que ele está
vivenciando, por exemplo:
Ele pode pegar uma pedra
grande, por considerar o seu problema de difícil solução e ainda escolher um
versículo, representando sua fé em Deus, que tudo pode. Isto nos remete a persevernça.
Ele pode pegar uma pedra e
uma rosa, o primeiro indica um problema que já teve e o segundo a vitória já
alcançada. Isto nos remete a persevernça.
- Para finalizar, façam
uma oração de intercessão pelas dificuldades apresentadas e agradeçam pelas
bênçãos já alcançadas.
Observações:
- Se sua classe funcionar
dentro da Igreja e não houver outro espaço para realizar a dinâmica com o
material já descrito, sugiro que utilize figuras de pedras e de rosas,
coloque-as dentro de uma cesta, acrescentando os versículos. E mesmo sentados,
passem a cesta e façam o mesmo procedimento anterior.
Ideia original
desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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