Juvenis: Personagens marcantes da Bíblia
Lição 05: Sansão:
o livre arbítrio no plano divino
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: Sansão: o livre arbítrio no plano divino,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Regra não é brincadeira!
Objetivo:
Enfatizar a importância de obedecer
normas.
Material:
O material pode ser improvisado de acordo com o tipo
de brincadeira escolhida pelos grupos.
- Dividam a turma em dois grupos.
- Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou
jogo de infância. As regras deverão ser lembradas e explicadas para o outro
grupo.
Estipulem um tempo de no máximo 05 minutos.
- Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os
colegas qual a brincadeira, as regras e fazer uma demonstração, realizando a
brincadeira.
- Depois, perguntem:
Havia alguém que fugia das regras? Caso positivo,
havia punição? Por quê?
Havia também alguém que queria mudar as regras para
ser favorecido, isto é, ganhar o jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo
com relação a isto?
- Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que
há regras e punições, também em todo lugar há necessidade de normas para que
haja melhor convivência e que nesta lição vamos estudar sobre o jovem Sansão
que deveria cumprir regras, porém decidiu não cumpri-las e por isso sofreu as
consequências de sua desobediência a Deus.
- Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição.
Por Sulamita Macedo.
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