Pré-adolescentes: Recebendo o Batismo no Espírito Santo
Lição 04: O Espírito Santo na vida de Paulo
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição:
O Espírito Santo na
vida de Paulo, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Combatendo o bom
combate”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Combatendo o bom combate
Objetivos:
Refletir
sobre a transformação na vida de Saulo de Tarso, após a conversão.
Enfatizar
o exemplo do apóstolo Paulo na divulgação do Evangelho.
01
folha de papel ofício
01
pincel atômico
01
folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
-
Apresentem uma folha de papel ofício limpa e sem marcas.
-
Falem: Esta folha vai representar Saulo de Tarso antes de sua conversão(neste
momento escrevam o nome “Saulo” em um lado da folha). Ele fazia um tremendo
“barulho”(mexam a folha para lá e para cá), pois perseguia os cristãos.
-
Falem: Mas, ele teve um encontro com Deus(agora do mesmo lado da folha onde tem
o nome desenhem uma cruz). A vida de Saulo mudou radicalmente e passou a se
chamar Paulo(escrevam do outro lado da folha a palavra “Paulo”.
-
Falem: A vida de Paulo passou a ter marcas da cruz de Cristo. De perseguidor
passou a ser perseguido por causa da proclamação do evangelho.
-
Leiam 2 Coríntios 11:24-27(à medida que a leitura foi efetuada, vocês vão
amassando a folha de papel ofício):
“Recebi
dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.
Três
vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri
naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
Em
viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos
dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no
deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
Em
trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas
vezes, em frio e nudez”.
Mas
o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a
pregação, e todos os gentios a ouvissem; 2 Timóteo 4:17
-
Falem: Estas foram as marcas que Paulo sofreu ao levar a mensagem de salvação.
-
Leiam: “Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse
cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem”(II Timóteo 4:17).
-
Falem: Ele já no final da vida e preso em Roma, ao escrever para Timóteo,
afirmou:
“Combati
o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”(II Timóteo 4: 7).
Ele
tinha consciência de que estava perto de morrer, mas sabia do dever cumprido e
que apesar das dificuldades e sofrimentos guardou a fé.
-
Entreguem 01 folha para cada aluno, peçam para que cada um escreva o nome dele
ou dela na folha.
-
Falem: A proclamação do evangelho chegou até você, transformando sua vida(
peçam para que desenhem uma cruz).
Que
marcas você tem por causa do evangelho?
Você
já sofreu algum tipo de perseguição por causa do evangelho?
Para
os alunos que responderam afirmativamente, peçam que relatem apenas uma
situação e neste momento o aluno vai amassando o papel.
-
Ao final, os alunos devem dizer: Estou combatendo o bom combate, ainda não
acabei a carreira, estou guardando a fé, apesar das dificuldades.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário