Jovens: A Liberdade em Cristo- Vivendo o Verdadeiro Evangelho conforme a Carta de Paulo aos Gálatas
Lição 04: O Encontro Em Jerusalém E Os Falsos Irmãos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
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– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
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- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O Encontro Em Jerusalém E Os Falsos Irmãos, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Autenticidade do apostolado de Paulo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Autenticidade do apostolado de Paulo
Objetivos:
Refletir
sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos pastores.
Introduzir
o estudo sobre autenticidade do apostolado de Paulo.
01
venda para os olhos
Procedimento:
–
Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para
fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
–
Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente!
Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para
trás! etc.
Com
estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao
erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos
verdadeiros e falsos pastores.
–
Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como
você se sentiu sendo guiado?
O
guia transmitiu confiança?
–
Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da
segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros pastores.
–
Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês
falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao
que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de
falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz
representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
–
Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
“Na
verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das
ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que
entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas
ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E,
quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o
seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho,
antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
-
Leiam ainda “Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos como
ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os
conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”.
Mateus 7. 15 a 17.
-
Para concluir, falem:
Observem a importância de conhecer as características
do verdadeiro e falso mestre, pastor ou profeta nos nossos dias.
Algo
semelhante aconteceu com o apostolo Paulo e este é o tema da aula de hoje. A veracidade
do seu apostolado foi evidente através de seu chamado, trabalho incessante,
inclusive com perseguição, e o cuidado com as ovelhas alcançadas pelo
evangelho.
Ideia
original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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