RSS

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Juvenis: Personagens marcantes da Bíblia

Lição 04: Josué: o valor do discipulado

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

os e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Josué: o valor do discipulado, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, utilizem a dinâmica “Josué, o substituto de Moisés”.

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Josué, o substituto de Moisés  

Objetivos:

Introduzir o estudo sobre Josué, que teve Moisés como seu discipulador.

Refletir sobre as características de Josué como líder, ao substituir Moisés.

Material:

01 espelho

09 envelopes

Características de Josué para digitar(ver no procedimento)

Procedimento:

Dias antes da aula:

Digitar as características de Josué e colocá-las nos envelopes(uma em cada envelope)

Durante a aula:

- Falem: Vamos estudar sobre algumas características de um personagem bíblico. Quem será esta pessoa?

Para descobrir, vocês vão receber um envelope que tem um conteúdo importante.

Para abrir o envelope, também devem estar com um espelho em mãos.

- Agora, entreguem 01 envelope e o espelho para um aluno.

O aluno deve ler em voz alta e se olhar no espelho.

Isto deve se repetir até o último envelope.

As características são estas:

Fiel

Temia a Deus

Pronto para servir

Corajoso

Gostava de estar na presença de Deus

Submisso a Deus

Obediente as orientações de Moisés

Escolhido por Deus para substituir Moisés

Honrava seu povo

- Após o último envelope, perguntem:

Quem é o personagem bíblico que tem estas características?

Quando leram as características, vocês estavam com um espelho. O que tem a ver as características com um espelho?

Espera-se que os alunos falem que Josué se espelhou na forma da liderança de Moisés.

Podemos também nos espelhar nas pessoas que são líderes com os quais temos convivência?

Deixem que os alunos reflitam e respondam.

- Depois, comecem o estudo da lição.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: