Juvenis: Personagens marcantes da Bíblia
Lição 04: Josué:
o valor do discipulado
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Josué: o valor do
discipulado, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Josué, o substituto de Moisés”.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Josué, o substituto de Moisés
Objetivos:
Introduzir
o estudo sobre Josué, que teve Moisés como seu discipulador.
Refletir
sobre as características de Josué como líder, ao substituir Moisés.
01
espelho
09
envelopes
Características
de Josué para digitar(ver no procedimento)
Procedimento:
Dias antes da aula:
Digitar
as características de Josué e colocá-las nos envelopes(uma em cada envelope)
Durante a aula:
-
Falem: Vamos estudar sobre algumas características de um personagem bíblico.
Quem será esta pessoa?
Para
descobrir, vocês vão receber um envelope que tem um conteúdo importante.
Para
abrir o envelope, também devem estar com um espelho em mãos.
-
Agora, entreguem 01 envelope e o espelho para um aluno.
O
aluno deve ler em voz alta e se olhar no espelho.
Isto
deve se repetir até o último envelope.
As
características são estas:
Fiel
Temia
a Deus
Pronto
para servir
Corajoso
Gostava
de estar na presença de Deus
Submisso
a Deus
Obediente
as orientações de Moisés
Escolhido
por Deus para substituir Moisés
Honrava
seu povo
-
Após o último envelope, perguntem:
Quem
é o personagem bíblico que tem estas características?
Quando
leram as características, vocês estavam com um espelho. O que tem a ver as
características com um espelho?
Espera-se
que os alunos falem que Josué se espelhou na forma da liderança de Moisés.
Podemos
também nos espelhar nas pessoas que são líderes com os quais temos convivência?
Deixem
que os alunos reflitam e respondam.
-
Depois, comecem o estudo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário