Adolescentes: Grandes Cartas para Nós
Lição 04: A
questão da fé na carta aos Hebreus
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
A questão da fé na
carta aos Hebreus, escrevendo no
quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Galeria”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Galeria
Objetivo:
Incentivar
os alunos a relatar experiências que façam referência ao exercício da fé.
02
cartolinas para montar 02 cartazes
Procedimento:
-
Apresentem um cartaz com os nomes dos heróis da fé de Hebreus 11: Abel, Enoque,
Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe.
-
Depois, leiam o texto bíblico de Hebreus 11, conhecido como Galeria dos Heróis
da Fé, observando o acontecimento referente ao nome citado.
-
Depois, solicitem para que os alunos relatem fatos que façam referência a fé
exercitada por eles.
-
Continuem a galeria, organizando outro cartaz com os nomes dos alunos que
relatarem suas experiências.
-
Para concluir, leiam: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam
e a prova das coisas que não se veem”(Hb 11.1).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário