RSS

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Adolescentes - Currículo do Ano 2: Minha Missão no Mundo
Lição 10: Conhecendo os povos não-alcançados

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
 6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem que o tema da aula será sobre os povos não-alcançados.
- Iniciem o estudo da lição, perguntando o que significa a expressão “povos não-alcançados”.
Aguardem as respostas.
- Falem que há aproximadamente 8 mil povos não alcançados.
- Utilizem um mapa e apresentem dados sobre a janela 10/40, mostrando os países que integram esta faixa de terra, citando os nomes de cada um.
- Em seguida, perguntem: Quais as dificuldades para realizar a obra missionária?
Nesse momento, peçam aos alunos para apresentar a pesquisa sobre o país escolhido no domingo passado para uma viajem de faz de conta. Lembrem as perguntas sugeridas:
Como deve ser a preparação para a viajem?
Que língua fala este povo?
Quais os obstáculos políticos e religiosos para entrar nestes pais como missionário?
Quem vai financiar a viagem?
Qual o clima? Que tipo de roupa providenciar?
Quanto a culinária? Etc.
Escutem as respostas e complementem se necessário. É importante que o professor também realize a pesquisa, pois pode acontecer de algum aluno faltar ou não ter feito a atividade.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Povos não alcançados”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Povos não alcançados
Objetivo: Estudar sobre as dificuldades para evangelizar aos povos não alcançados.
Material:
Giz ou fita adesiva colorida
Placas com os nomes digitados: OBRA MISSIONÁRIA TRANSCULTURAL, POVOS NÃO-ALCANÇADOS.
Objetos variados para representar desafios
Procedimento:
- Depois da apresentação da pesquisa dos alunos(vejam acima), organizem um “caminho” na sala, delimitando-o com giz ou fita adesiva colorida.
 No final do caminho, coloquem alunos segurando placas com os seguintes nomes: OBRA MISSIONÁRIA TRANSCULTURAL, POVOS NÃO-ALCANÇADOS.
- Ao longo do caminho, coloquem objetos que representarão desafios, dificuldades para realização desta obra, com os seguintes nomes: DIFICULDADE GEOGRÁFICA, DIFICULDADE CULTURAL e DIFICULDADE ESPIRITUAL.
-Trabalhem estes obstáculos, fazendo os alunos mencionar o que eles observaram de dificuldades no país pesquisado. Depois, acrescentem mais informações de outros países.
- Depois, se possível, apresentem informações sobre missionários que estão trabalhando nestes lugares.
- Para concluir, façam uma oração pelos povos ainda não-alcançados, para que conheçam Cristo.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: