Adolescentes - Currículo do Ano 2: Minha Missão no
Mundo
Lição 10: Conhecendo os povos não-alcançados
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem que o tema da aula será sobre os povos não-alcançados.
-
Iniciem o estudo da lição, perguntando o que significa a expressão “povos
não-alcançados”.
Aguardem
as respostas.
-
Falem que há aproximadamente 8 mil povos não alcançados.
-
Utilizem um mapa e apresentem dados sobre a janela 10/40, mostrando os países que
integram esta faixa de terra, citando os nomes de cada um.
-
Em seguida, perguntem: Quais as dificuldades para realizar a obra missionária?
Nesse
momento, peçam aos alunos para apresentar a pesquisa sobre o país escolhido no
domingo passado para uma viajem de faz de conta. Lembrem as perguntas
sugeridas:
Como
deve ser a preparação para a viajem?
Que
língua fala este povo?
Quais
os obstáculos políticos e religiosos para entrar nestes pais como missionário?
Quem
vai financiar a viagem?
Qual
o clima? Que tipo de roupa providenciar?
Quanto
a culinária? Etc.
Escutem
as respostas e complementem se necessário. É importante que o professor também
realize a pesquisa, pois pode acontecer de algum aluno faltar ou não ter feito
a atividade.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Povos
não alcançados”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Povos não alcançados
Objetivo:
Estudar sobre as dificuldades para evangelizar aos povos não alcançados.
Material:
Giz
ou fita adesiva colorida
Placas
com os nomes digitados: OBRA MISSIONÁRIA TRANSCULTURAL, POVOS NÃO-ALCANÇADOS.
Objetos
variados para representar desafios
Procedimento:
-
Depois da apresentação da pesquisa dos alunos(vejam acima), organizem um
“caminho” na sala, delimitando-o com giz ou fita adesiva colorida.
No final do caminho, coloquem alunos segurando
placas com os seguintes nomes: OBRA MISSIONÁRIA TRANSCULTURAL, POVOS
NÃO-ALCANÇADOS.
-
Ao longo do caminho, coloquem objetos que representarão desafios, dificuldades
para realização desta obra, com os seguintes nomes: DIFICULDADE GEOGRÁFICA,
DIFICULDADE CULTURAL e DIFICULDADE ESPIRITUAL.
-Trabalhem
estes obstáculos, fazendo os alunos mencionar o que eles observaram de
dificuldades no país pesquisado. Depois, acrescentem mais informações de outros
países.
-
Depois, se possível, apresentem informações sobre missionários que estão
trabalhando nestes lugares.
-
Para concluir, façam uma oração pelos povos ainda não-alcançados, para que
conheçam Cristo.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário