Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Parábolas de
Jesus
Lição 12: As Damas de Honra
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição 12. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem que o tema da aula será sobre a parábola das Dez Virgens.
-
Falem sobre o contexto histórico desta parábola, fornecendo as seguintes
informações:
-
Depois, para conhecer a parábola, leiam Mateus 25:1-10:
“Então
o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas,
saíram ao encontro do esposo.
E
cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As
loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas
as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
Mas
à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então
todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E
as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas
lâmpadas se apagam.
Mas
as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós,
ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E,
tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram
com ele para as bodas, e fechou-se a porta”.
-
Utilizem a dinâmica “Festa de
Casamento”.
-
Em seguida, analisem o conteúdo e o significado da parábola.
Observação: Vejam a sugestão de atividade para a Conclusão do Trimestre, através da dinâmica “Desenhando Parábolas”(postada abaixo).
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Festa de Casamento
Objetivo:
Ilustrar e estudar sobre a parábola das 10 Virgens
Material:
10
velas
05
caixas de palito de fósforos
05
caixas de palito de fósforos vazia
01
véu de noiva pequeno
Procedimento:
-
Após a leitura da parábola das 10 virgens(conforme a orientação pedagógica descrita
acima), falem: A parábola das 10 virgens trata de uma festa de casamento.
Naquela época e naquele lugar, o noivo ia ao encontro da noiva na casa do pai
dela, levando consigo os
-
Falem: Vamos fazer aqui uma encenação sobre a parábola.
-
Dependendo da quantidade dos alunos, vocês formam 01 casal(menino e menina) e
os demais farão o papel das “moças prudentes e imprudentes”.
-
Entreguem velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos para as “moças”
prudentes.
Da
mesma forma, entreguem velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos
vazia para as “moças” imprudentes.
-
Organizem um lugar para ser a casa da noiva e coloquem um véu sobre a cabeça
dela.
-
Peçam para que os dois grupos se posicionem formando um caminho.
-
Então, peçam para que o noivo comece a caminhada até a casa da noiva.
Quando
ele começar a andar pelo caminho, vocês(professores) falem alto: Lá vem o
noivo.
Neste
momento, os dois grupos devem acender as velas, somente 01 grupo vai
conseguir(as prudentes) e seguirão o noivo até a casa da noiva.
O
outro grupo que não conseguiu acender as velas deve pedir ao outro grupo
palitos de fósforo, mas deve ser negado. Elas saem para comprar azeite e quando
retornam batem na porta que está fechada, mas não será aberta.
-
Agora, trabalhem o significado da parábola.
Por
Sulamita Macedo.
Sugestão de atividade para a Conclusão do Trimestre
Dinâmica: Desenhando Parábolas
Objetivo:
Finalizar o estudo sobre 13 parábolas de Jesus
Material:
01
quadro branco ou cartolina
01
marcador para quadro branco e ou 01 pincel atômico
Procedimento:
-
Dividam a turma em 02 grupos.
-
Desenhem figuras que representem as 13 parábolas estudadas.
O
grupo que responder corretamente a qual parábola se refere o desenho, ganhará
pontos.
Solicitar
para que falem um pouco sobre a parábola. Se fizerem corretamente, somarão
outros pontos.
Sugestão
de figuras para desenhar:
Lição
01: Peixes(Parábola da Rede de Pesca)
Lição
02: Trigo(Parábola do Joio e do Trigo)
Lição
03: Borracha(Parábola do Servo Incompassivo)
Lição
05: Semente de mostarda
Lição
06: Moeda(Parábola da Moeda Perdida)
Lição
07: Casa em pé e outra caída(Parábola do Homem Prudente e o Insensato)
Lição
08: Tesouro(Parábola do Rico Insensato)
Lição
09: Ovelha(Parábola da Ovelha Perdida)
Lição
10: Lâmpada debaixo de um cesto(Parábola da Candeia)
Lição
11: Uvas(Parábola dos Trabalhadores da Vinha)
Lição
12: 10 velas(Parábola das 10 Virgens)
Lição
13: Pessoa machucada(Parábola do Bom Samaritano)
-
Organizem uma premiação para o grupo vencedor e para o 2º. Lugar.
Pode
ser algo simples, como: balas, chocolate, canetas etc.
-
Para concluir, forneçam um lanche para todos os alunos.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário