RSS

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Adolescentes - Currículo do Ano 2: Minha Missão no Mundo
Lição 12: Eu sou um missionário!

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
 6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem que o tema da aula será sobre: como se tornar um discípulo e o serviço cristão, incluindo a obra missionária.
-Trabalhem o significado da palavra “Discípulo”, perguntando para os alunos o que entendem sobre este vocábulo. Aguardem as respostas. Depois acrescentem outras informações.
De acordo com o Dicionário Michaelis, “Discípulo” significa: 1 Aquele que recebe ensino de alguém; aquele que aprende; aluno. 2 Sectário que professa as doutrinas ensinadas ou propagadas por outro. 3 Afeiçoado, devoto: Um discípulo da verdade.
- Falem depois o que significa ser discípulo de Jesus.
- Para ilustrar a ideia de “discípulo” como seguidor de Jesus, coloquem no piso da sala(antes da aula da começar), vários pés impressos formando um caminho, por exemplo da entrada até a sala, ou da porta da sala até as cadeiras etc.
- Coloquem no quadro as palavras CONVERSÃO, SANTIFICAÇÃO e SERVIÇO e falem que elas representam as 03 etapas de como se tornar um discípulo.
- Para concluir aula, utilizem a dinâmica “Eis-me aqui!”
Observação: Vejam a sugestão de atividade para a Conclusão do Trimestre, através da dinâmica “Eu Faço a Minha Parte!”(postada abaixo).
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Eis-me aqui!
Objetivo: Refletir sobre o serviço cristão e a motivação para realizá-lo.
Material:
Palavras digitadas: Serviço Cristão, Deus, Próximo e Compromisso.
01 coração de tamanho médio (vermelho) feito de cartolina ou EVA
01 coração pequeno para cada aluno
01 quadro branco ou outro tipo
Procedimento:
- Coloquem no alto do quadro a expressão SERVIÇO CRISTÃO.
- Perguntem: A quem servimos? Aguardem as respostas, que certamente serão: Deus(na sua maioria) e ao Próximo.  Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo de SERVIÇO CRISTÃO.
- Coloquem em seguida o coração e falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus e ao próximo. Leiam Mc 12.30 e 31.
- Falem que o serviço que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus. Leiam I Jo 3. 17.
- Entreguem um coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem entre si o coração, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.
- Falem também que precisamos ter compromisso com a obra do reino. Leiam Lc 9.62. Coloquem a palavra COMPROMISSO ao lado do coração.
- Perguntem: O que temos realizado no serviço Cristão? Aguardem as respostas. Incentivem aqueles que estão servindo a continuar nas suas atividades e conclamem aos que estão parados a levantar-se e dizer: Eis-me aqui!
- Concluam, afirmando que cada um de nós, enquanto parte integrante da igreja, colocando em prática o serviço cristão, estamos colaborando para a consecução da Missão Integral da Igreja, somando-se a pregação do evangelho e da comunhão uns com os outros.
Por Sulamita Macedo.

Sugestão de atividade para Conclusão do trimestre

Dinâmica: Eu Faço a Minha Parte!

Objetivo:
Refletir sobre a necessidade e importância da evangelização.
Concluir o tema do trimestre
Material:
Cartões verde, marrom e preto
Observação: a quantidade dependerá do número de alunos da classe. Se a classe tiver 10 alunos: 02 verdes, 04 marrons e 04 pretos
Procedimento:
- Distribuam os cartões e falem sobre o que representam:
Verde: Pessoas que já conhecem Cristo como Salvador
Preto: Pessoas que não conhecem Cristo como Salvador
Marrom: Pessoas que rejeitam Cristo, mesmo vivendo no mundo cristão
- Falem: Quem recebeu a cor marrom se levante.
Depois, repitam: Elas representam pessoas que rejeitam Cristo, mesmo vivendo no mundo cristão.
Contem a quantidade de pessoas e anote no quadro.
- Falem: Quem recebeu a cor preta se levante e permaneça em pé.
Depois, repitam: Elas representam pessoas que não conhecem Cristo.
Contem a quantidade de pessoas e anote no quadro.
- Agora, somem a quantidade destes 02 tipos de pessoas.
- Falem: Esta quantidade(falem a soma total) se refere a aqueles que não conhecem Cristo como Salvador.
- Perguntem: E os que já conhecem Cristo como Salvador?
Peçam para que se levantem os que estão com a cor verde.
Contem e falem: São apenas _____, esta é a realidade do mundo. Uma pequena parte para evangelizar muitos. Mas, o que podemos fazer para alcançá-los?
Aguardem as respostas. Depois, peçam para que os alunos falem do amor de Deus para os demais.
- Em seguida, façam uma troca de cartões, quem estava com a cor verde trocar pela cor marrom ou preta.
Depois, perguntem: Mas, o que podemos fazer para alcançá-los?
Aguardem as respostas. Depois, peçam para que os alunos falem do amor de Deus para os demais.
- Para concluir, falem: Neste trimestre, estudamos sobre nossa missão no mundo: pregar o evangelho. O que cada um tem feito? De que forma podemos contribuir para a evangelização? O que podemos fazer com os que estão perto e com aqueles que estão longe?
- Organizem com a turma formas variadas de evangelização para que eles possam realizar durante a semana.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: