Adolescentes - Currículo do Ano 2: Minha Missão no
Mundo
Lição 12: Eu sou um missionário!
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
-
Falem que o tema da aula será sobre: como se tornar um discípulo e o serviço
cristão, incluindo a obra missionária.
-Trabalhem
o significado da palavra “Discípulo”, perguntando para os alunos o que entendem
sobre este vocábulo. Aguardem as respostas. Depois acrescentem outras
informações.
De
acordo com o Dicionário Michaelis, “Discípulo” significa: 1 Aquele que recebe
ensino de alguém; aquele que aprende; aluno. 2 Sectário que professa as
doutrinas ensinadas ou propagadas por outro. 3 Afeiçoado, devoto: Um discípulo
da verdade.
-
Falem depois o que significa ser discípulo de Jesus.
-
Para ilustrar a ideia de “discípulo” como seguidor de Jesus, coloquem no piso
da sala(antes da aula da começar), vários pés impressos formando um caminho,
por exemplo da entrada até a sala, ou da porta da sala até as cadeiras etc.
-
Coloquem no quadro as palavras CONVERSÃO, SANTIFICAÇÃO e SERVIÇO e falem que
elas representam as 03 etapas de como se tornar um discípulo.
-
Para concluir aula, utilizem a dinâmica “Eis-me
aqui!”
Observação: Vejam a sugestão de atividade para a Conclusão do Trimestre, através da dinâmica “Eu Faço a Minha Parte!”(postada abaixo).
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Eis-me aqui!
Objetivo:
Refletir sobre o serviço cristão e a motivação para realizá-lo.
Material:
Palavras
digitadas: Serviço Cristão, Deus, Próximo e Compromisso.
01
coração de tamanho médio (vermelho) feito de cartolina ou EVA
01
coração pequeno para cada aluno
01
quadro branco ou outro tipo
Procedimento:
-
Coloquem no alto do quadro a expressão SERVIÇO CRISTÃO.
-
Perguntem: A quem servimos? Aguardem as respostas, que certamente serão:
Deus(na sua maioria) e ao Próximo. Então,
coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo de SERVIÇO CRISTÃO.
-
Coloquem em seguida o coração e falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a
Deus e ao próximo. Leiam Mc 12.30 e 31.
-
Falem que o serviço que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a
Deus. Leiam I Jo 3. 17.
-
Entreguem um coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem
entre si o coração, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.
-
Falem também que precisamos ter compromisso com a obra do reino. Leiam Lc 9.62.
Coloquem a palavra COMPROMISSO ao lado do coração.
-
Perguntem: O que temos realizado no serviço Cristão? Aguardem as respostas.
Incentivem aqueles que estão servindo a continuar nas suas atividades e
conclamem aos que estão parados a levantar-se e dizer: Eis-me aqui!
-
Concluam, afirmando que cada um de nós, enquanto parte integrante da igreja,
colocando em prática o serviço cristão, estamos colaborando para a consecução
da Missão Integral da Igreja, somando-se a pregação do evangelho e da comunhão
uns com os outros.
Por
Sulamita Macedo.
Sugestão de atividade para Conclusão do trimestre
Dinâmica: Eu Faço a Minha Parte!
Objetivo:
Refletir
sobre a necessidade e importância da evangelização.
Concluir
o tema do trimestre
Material:
Cartões
verde, marrom e preto
Observação:
a quantidade dependerá do número de alunos da classe. Se a classe tiver 10
alunos: 02 verdes, 04 marrons e 04 pretos
Procedimento:
-
Distribuam os cartões e falem sobre o que representam:
Verde:
Pessoas que já conhecem Cristo como Salvador
Preto:
Pessoas que não conhecem Cristo como Salvador
Marrom:
Pessoas que rejeitam Cristo, mesmo vivendo no mundo cristão
-
Falem: Quem recebeu a cor marrom se levante.
Depois,
repitam: Elas representam pessoas que rejeitam Cristo, mesmo vivendo no mundo
cristão.
Contem
a quantidade de pessoas e anote no quadro.
-
Falem: Quem recebeu a cor preta se levante e permaneça em pé.
Depois,
repitam: Elas representam pessoas que não conhecem Cristo.
Contem
a quantidade de pessoas e anote no quadro.
-
Falem: Esta quantidade(falem a soma total) se refere a aqueles que não conhecem
Cristo como Salvador.
-
Perguntem: E os que já conhecem Cristo como Salvador?
Peçam
para que se levantem os que estão com a cor verde.
Contem
e falem: São apenas _____, esta é a realidade do mundo. Uma pequena parte para
evangelizar muitos. Mas, o que podemos fazer para alcançá-los?
Aguardem
as respostas. Depois, peçam para que os alunos falem do amor de Deus para os
demais.
-
Em seguida, façam uma troca de cartões, quem estava com a cor verde trocar pela
cor marrom ou preta.
Depois,
perguntem: Mas, o que podemos fazer para alcançá-los?
Aguardem
as respostas. Depois, peçam para que os alunos falem do amor de Deus para os
demais.
-
Para concluir, falem: Neste trimestre, estudamos sobre nossa missão no mundo:
pregar o evangelho. O que cada um tem feito? De que forma podemos contribuir
para a evangelização? O que podemos fazer com os que estão perto e com aqueles
que estão longe?
-
Organizem com a turma formas variadas de evangelização para que eles possam
realizar durante a semana.
Por
Sulamita Macedo.
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