Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Descobrindo
meus Direitos e Deveres
Lição 01: Viva a Vida!
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição 01. Vejam estas sugestões:
-
Falem: A lição de hoje tem como tema Viva
a Vida!
-
Falem: Deus criou o homem e a mulher para viverem num espaço perfeito(no Éden)
tendo a presença de Deus diariamente. Adão e Eva pecaram, transgredindo uma
norma e perderam o direito de permanecer no Jardim. A partir daí muitas coisas
ruins passaram a acontecer, violência, o afastamento de Deus etc. Depois, foi
necessário o estabelecimento de regras e leis para que houvesse melhor
condições de vida. É sobre direitos e deveres que vamos estudar este trimestre
para que se viva melhor consigo, com a família, com os colegas e com Deus.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Regra não é
brincadeira”.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
É
importante apresentar para os alunos os direitos e deveres dos adolescentes,
contidos no ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente). É interessante
apresentar também as punições para os adolescentes infratores, para
desmistificar a ideia erroneamente difundida de que os adolescentes podem
cometer atos ilegais, sem que sejam punidos.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Regra não é brincadeira!
Objetivo:
Enfatizar a necessidade das regras.
Material:
Papel
e lápis
Procedimento:
-
Dividam a turma em dois grupos.
-
Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras
deverão ser lembradas e explicadas para o outro grupo.
Estipulem
um tempo de no máximo 05 minutos.
-
Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os colegas qual a brincadeira, as
regras e fazer uma demonstração, realizando a brincadeira.
-
Depois, perguntem:
Havia
alguém que fugia das regras? Caso positivo, havia punição? Por quê?
Havia
também alguém que queria mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o
jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo com relação a isto?
-
Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que há regras e punições,
também em todo lugar há necessidade de normas para que haja melhor convivência
e que nesta lição será estudado sobre os limites, as regras, os direitos e
deveres.
-
Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição.
Por
Sulamita Macedo.
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