Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Parábolas de
Jesus
Lição 10: Luz para todos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição 10. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem que o tema da aula será sobre a parábola da Candeia.
-
Depois, para conhecer a parábola, leiam Marcos 4:21 e 22:
“E
disse-lhes: Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou
debaixo da cama? não vem antes para se colocar no velador?
Porque
nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar
oculto, mas para ser descoberto.
Se
alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”.
-
Em seguida, analisem o conteúdo e o significado da parábola.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Luz
do Mundo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Luz do Mundo
Material:
01
prato transparente
01
copo transparente
01
vela
Água
01
caixa de palito de fósforos ou isqueiro
Procedimento:
-
Falem que o crente é luz do mundo. Apresentem uma vela e falem que ela vai representar
o crente.
- Acendam a vela e a coloquem no centro do
prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
-
Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o
crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está
simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
-
Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia, além
de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
-
Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a
desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas, ceder a
pressão dos colegas para realizar algo inapropriado para o cristão etc. Então,
em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.
-
Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além
da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições
podemos tirar deste procedimento?
Se
não resistirmos aos apelos mundanos, nossa luz será apagada!
-
Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria
desconhecida.
Dinâmica
adaptada por Sulamita Macedo.
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