Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais –
Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Lição 10: O Ministério de Mestre ou Doutor
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, trabalhem a lição 10. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem: Estamos estudando sobre os dons Ministeriais. Já estudamos sobre o
ministério de Apóstolo, Profeta, Evangelista e Pastor. Hoje, lição 10, vamos aprender
sobre o ministério de Mestre ou Doutor.
-
Utilizem a dinâmica “Nos Passos do
Mestre”.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e
contextualizada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Leiam
o texto pedagógico “Aprendendo com o Mestre Jesus”(postado abaixo).
Atenção, professoras e professores da lição de
Pré-adolescentes, Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2! Vocês
já podem encontrar orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de
Aprendiz.
Você encontram as
orientações pedagógicas nesta sequência: Jovens e Adultos, Pré-adolescentes, Adolescentes, Juvenis,
Discipulado 1 e Discipulado 2.
Dinâmica:
Nos Passos do Mestre
Objetivos:
Estudar sobre o dom
ministerial de Mestre ou Doutor.
Refletir sobre a importância
da capacitação do professor.
Apresentar as características da metodologia do ensino de Jesus.
Material:
01 Bíblia
01 livro de estudo bíblico
01 tablet(se possível)
01 vidro pequeno com azeite
01 jornal atual
01 relógio
01 certificado(01 folha de
papel ofício enrolada em forma de canudo com um laço de fita ao redor)
04 figuras de pé esquerdo e
04 de pé direito(vejam no procedimento o que deve ser escrito em cada pé).
Procedimento:
- Leiam: “Deus mesmo chamou
alguns para mestres Ef 4. 11.
- Chamem 01 aluno da turma e
peça que fique diante da turma.
- Falem: Você foi chamado
por Deus para o ministério do ensino bíblico.
- Então, vejamos o que é
necessário para que o professor esteja preparado para tão nobre tarefa.
- Entreguem para ele: 01
Bíblia, 01 livro de estudo bíblico, 01 tablet(se possível), 01 vidro pequeno
com azeite, 01 jornal atual, 01 relógio, 01 certificado.
Vejamos o que cada objeto
pode representar:
01 Bíblia: Conhecimento
teológico
01 livro de estudo bíblico: Fonte
de pesquisa e estudo
01 Tablet(Internet): Fonte
de pesquisa e estudo
01 vidro pequeno com azeite:
Unção, oração
01 jornal atual: Informação
geral
01 relógio: organização do
tempo para estudar e planejar a aula
01 certificado: preparação
intelectual e pedagógica
- Depois, coloquem no piso
da sala 04 figuras de pé esquerdo e 04 de pé direito, formando um caminho. Cada
pé deve conter, na parte virada para o piso, um das 08 características do
ensino de Jesus, o Mestre dos mestres:
Jesus usava recursos
didáticos variados
O ensino de Jesus
transformava vidas
Jesus era exemplo do que
ensinava
Jesus adaptava o método à
situação
Jesus utilizava linguagem
ilustrada e simples
Jesus enfatizava a
participação do ouvinte
Jesus estava focalizado nas
pessoas
Jesus testava o canal da
comunicação
- Falem: Que tal seguir o
exemplo do mestre? Então, vejamos.
- Então, peçam para que o
aluno vá andando pelo caminho e pegando um pé de cada vez e lendo o que está
escrito.
- Depois, falem: Estes são
as características da forma de Jesus ensinar.
- Para finalizar, leiam:
Romanos 12.7: “... se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
APRENDENDO
COM O MESTRE JESUS
1
- Jesus usava recursos didáticos variados
-
Método de perguntas e respostas
As perguntas lançadas por Jesus
objetivavam levantar questionamentos, fazendo o ouvinte pensar, instigando à
dúvida, proporcionando-lhe um novo aprendizado.
“Pois qual é mais fácil? Dizer:
Perdoados te são os teus pecados ou dizer: Levante-te e anda?“ Mt 9.5
“O batismo de João era do céu ou
dos homens? Respondei-me.” Mc 11.30
“... Quem dizem os homens ser o
Filho do homem?” Mt 16.13
-
Parábolas
As parábolas foram muito utilizadas
por Jesus no seu ensino com o objetivo de demonstrar verdades espirituais
através de uma história, contendo elementos simples e enredos sobre situações
da vivência daquele povo.
As parábolas despertavam o
interesse dos ouvintes, pois muitas vezes as pessoas não entendiam e pediam-lhe
explicações.
“Então, tendo despedido a multidão,
foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos
a parábola do joio do campo.” Mt13.36
“Tudo isto disse Jesus por
parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas”. Mt 13.34
-
Elementos do cotidiano das pessoas (figuras reais)
Jesus utilizava-se de figuras
reais, comuns e próprias da sociedade da época para transmitir sua mensagem.
“Eu sou a videira, vós as varas... “ Jo 15.5
“Eu sou o bom Pastor...” Jo 10.11
“Eu sou o pão da vida...” JO 6.35
“Eu sou a
luz do mundo JO 8.12
“Olhai para as aves do céu...” Mt 6.26
“Vós sois o sal da terra...” Mt 5. 13
-
Conversação
A conversa também foi utilizada por
Jesus como recurso de ensino. Observem o exemplo da conversação de Jesus com a
mulher samaritana em Jo 4.5 ao 26.
-
Preleção associada a outros recursos
No Sermão da Montanha, em Mateus 5
ao7, Jesus ao discursar à multidão, usou várias figuras(sal, luz, pão, aves,
lírios, árvore, frutos, uvas, figos, casa, rocha...)
No
Sermão Profético, em Mateus 24, 25, 26.01, Jesus ao falar às pessoas, utilizou-se
de figuras e várias parábolas.
Sabemos que o método expositivo
está muito presente no processo de ensino e aprendizagem, porém observe o
exemplo de Jesus quando agregou outros recursos a sua fala.
2
- O ensino de Jesus transformava vidas
O conteúdo da mensagem de Jesus
modificava a vida das pessoas de forma marcante.
“Então Jesus, movido de íntima
compaixão tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram.” Mt 20.34
“E, passando, viu Levi sentado na
alfândega, e disse-lhe: segue-me. E, levantando-se, o seguiu.” Mc 2.14
O ensino bíblico, transmitido por
você, professor, age na vida do seu aluno, quer seja no seu caráter, nas suas
atitudes e na sua vida espiritual, através da ação do Espírito Santo.
“Como, pois, recebestes o senhor
Jesus Cristo, assim também andai nele.” Cl 2.6
3
- Jesus: exemplo do que ensinava
Jesus é o modelo de Mestre que o
professor da EBD deve ter, pois Ele dava ação ao ensino e nos deu o exemplo de
como proceder.
“Porque eu vos dei o exemplo, para
que, como eu vos fiz, façais vós também” Jo 13.15
4
- Jesus adaptava o método à situação
Jesus utilizava métodos diferentes
e adequados à situação de aprendizagem. Por exemplo, quando Ele falava às
multidões usava a técnica do discurso associado a outros meios, como já foi
demonstrado anteriormente; e para falar a mulher samaritana, utilizou-se da
conversação, do diálogo, pois seria inadequado fazer um discurso para uma só
pessoa.
O professor da EBD também deve
adequar os recursos e métodos de ensino ao tema a ser estudado, ao tipo de
aluno da sua classe e ao ambiente (físico).
5
- Jesus utilizava linguagem ilustrada e simples
A linguagem utilizada por Jesus, ao
comunicar-se com seus ouvintes, era simples e do uso cotidiano daquele povo e
recheada de elementos culturais próprios daquelas pessoas (já vimos vários
exemplos de figuras reais utilizadas por Jesus).
Sabemos que na classe da EBD há uma
diversidade enorme entre os alunos quanto à formação escolar, podemos ter um
analfabeto, outro que lê com dificuldade e outros que tiveram oportunidade de progredir
nos estudos, chegando até ao curso superior ou de pós-graduação. O professor da
EBD deve seguir o exemplo do mestre Jesus, utilizando uma linguagem que seja
compreensiva a todos os alunos. Se você utilizar algum vocábulo menos conhecido
ou da língua erudita, imediatamente fale outra palavra mais simples e que tenha
o mesmo significado da anterior.
6
- Jesus enfatizava a participação do ouvinte
É comum observarmos nos evangelhos
que os ouvintes de Jesus tinham
participação nas mais diversas situações de ensino .
“E Pedro, tomando a palavra,
disse-lhe: Explica-nos essa parábola. Jesus, porém, disse: Até vós mesmos
estais ainda sem entender?” Mt 15.15 e 16
O professor da EBD deve oportunizar
sempre, ao aluno, momentos de participação, como: fazer perguntas (tirar
dúvidas), ler referências bíblicas, falar nos debates, em perguntas
instigadoras (Método de Perguntas e Respostas) e nos trabalho em grupo, fazer
comentários, etc. Tenha cuidado com aqueles alunos que gostam de falar muito,
procure controlar o tempo destas participações, sem que eles se sintam
menosprezados.
7
- Jesus estava focalizado nas pessoas
Nos relatos bíblicos sobre Jesus,
observamos que Ele, o Mestre por excelência, tinha as pessoas como foco
principal de sua atuação, alcançando-as através de Sua mensagem que
transformava vidas, sem se preocupar com amarras do modelo cultural vigente.
Alguns exemplos da atenção que Jesus
dispensava às pessoas:
Quando foi a casa de Zaqueu – Lc
19. 1 ao 9
Ao ter compaixão da viúva que
perdera o filho – Lc 7.13
Ao atender ao pedido de Jairo – Lc
8. 41,51,54 e 55
Outras referências:
“Veio o Filho do homem, comendo e
bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e
pecadores.” Mt 11.19
“E ele disse: Eu não fui enviado
senão às ovelhas perdidas da casa D’Israel.”
Mt 15.24
“Vinde a mim, todos os que estais
cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mt 11.28
O aluno é a razão de ser de uma
escola, isto é, só existe escola porque há alunos. O corpo discente (alunos) da
EBD deve ter atenção especial do professor, pois este, além de compartilhar com
seus alunos os conhecimentos bíblicos, deve vê-los como pessoas que possuem
momentos de incertezas, de alegria, de tristezas, de tribulação, de vitórias e
que precisam de ajuda em oração e de orientação; lembre-se do aniversário
deles; converse com seus alunos, crie vínculo com sua turma, ame-os!
8
- Jesus usava a função fática da linguagem: testava o canal da comunicação
“E disse-lhes Jesus: Entendestes
todas essas coisas?” Mt 13.51
O professor da EBD, no ato de
ensinar e aprender, deve observar se está sendo entendido, através da expressão
facial do aluno ou mesmo da postura corporal, também através de perguntas
curtas para testar a compreensão do assunto em estudo.
Diante das características do
ensino de Jesus mencionadas, podemos afirmar que O Mestre dos mestres deu o
exemplo para o professor da EBD tê-lo como modelo, pois amava seus ouvintes e
dinamizava seus ensinos.
Que
tal seguir o exemplo do Mestre, aprendendo com a forma de ensinar de Jesus?
Por Sulamita Macedo.
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