Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais –
Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, trabalhem a lição 11. Vejam as sugestões abaixo:
-
Utilizem a dinâmica “Trabalhando
em Equipe”.
-
Falem: A lição de hoje tem como tema a função de Presbítero.
-
Escrevam este nome no quadro e acrescentem os nomes: Bispo e Ancião.
-
Falem que as palavras Presbítero, Bispo e Ancião são sinônimas.
-
Perguntem: Na nossa igreja há Presbíteros? Qual a função deles?
Aguardem
as respostas e em seguida acrescentem outras informações.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e
contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Atenção, professoras e professores da lição de
Pré-adolescentes, Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2! Vocês
já podem encontrar orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de
Aprendiz. Vocês encontram as orientações pedagógicas nesta sequência:
Jovens e Adultos, Pré-adolescentes,
Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2.
Dinâmica: Trabalhando em Equipe
Objetivo:
Refletir
sobre a importância do trabalho em equipe.
Material:
Uma
bala para cada aluno
Procedimento:
-
Entreguem para cada aluno uma bala.
-
Peçam para que eles abram a bala usando apenas uma de suas mãos.
-
Observem as tentativas:
Certamente
a maioria terá dificuldade e não conseguirá abrí-la.
É
muito raro alguém conseguir abrir usando apenas uma das mãos.
Observem
se alguém pedirá ajuda a outra pessoa. Caso isto não aconteça, falem que há
esta possibilidade, pois não estava proibido o uso das mãos de outra pessoa.
-
Agora, peçam para que os alunos abram a bala usando as duas mãos.
-
Depois, reflitam sobre:
A
dificuldade do trabalho isolado – abrir a bala com apenas uma mão.
A
importância do trabalho em equipe – abrir a bala usando as duas mãos ou com
ajuda do colega.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, enfatizando a importância da
cooperação do Presbítero na Igreja local.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Método de Divisão em Grupos nas aulas da EBD
O Método de Divisão em grupos, como
o próprio nome sugere, consiste na divisão da totalidade dos alunos em pequenos
grupos, com objetivos definidos para estudo de um tema ou uma atividade, sob a
orientação de um professor ou um líder, com apresentação de resultados.
Este método possibilita a
participação, a comunicação, estimula a troca de ideias, pessoas tímidas se
sentem mais encorajadas para falar e propicia a capacidade de liderança.
Alguns cuidados na utilização deste
método precisam ser observados, como: o assunto principal pode ser desviado,
daí a necessidade de uma liderança firme e habilidosa; há ainda, a
possibilidade de uma pessoa dominar a discussão, deixando de lado os demais
componentes sem participação; quando não há conhecimento do tema, as
contribuições dos grupos podem ser limitadas, dessa forma é interessante uma
boa orientação do professor para este tipo de trabalho.
Os desafios para a utilização deste
método, nas aulas da Escola Dominical, aparecem devido a estrutura da EBD, na
qual a maioria das aulas acontecem dentro do templo e a organização das classes é feita por
agrupamento em bancos de madeira, pesados e difíceis de serem arrastados. Mesmo
assim, há formas de fazê-lo, veja quais as possibilidades:
- Dividir a turma por proximidade, isto é, os
grupos são formados por alunos que estão próximos, sem mexer nos bancos etc.
- Solicitar o uso de uma sala ou outro espaço que
porventura a igreja disponibilize para aulas da EBD; então, é interessante um
agendamento prévio com o superintendente, para que seja reservado este
ambiente, como também realizar a permuta de local, caso alguma turma utilize
costumeiramente aquele espaço.
Durante o trabalho em grupo é
interessante, que o professor passe em cada grupo, tirando dúvidas e observando
o direcionamento da atividade. Dividir os alunos em grupos não significa
momento de descanso para o professor, a atenção deve ser redobrada, tanto no
momento da atividade em si, como na apresentação.
No momento da apresentação, permaneça diante da
turma, ao lado dos alunos de cada grupo. Dessa forma, você estará dando suporte
emocional aos que estão nervosos e sendo assim eles se sentirão mais seguros.
Observe o que está sendo dito, acrescente outras informações e corrija se
necessário.
Geralmente, quando o professor pede que formem
grupos, a tendência natural é que os alunos se agrupem com aqueles que mais
conversam e têm mais interação. Mas, a divisão dos alunos pode ser feita de
forma criativa, dependendo do que você deseja alcançar; se você procura também
promover socialização, veja algumas dicas:
- Distribua recortes de cartolina de cores
diferentes de acordo com o número de grupos que você deseja formar; observe a
quantidade de alunos, veja a quantidade de grupos que podem ser formados e o
número de elementos do grupo, separe a quantidade de cores; distribua
aleatoriamente e solicite que os alunos se grupem pela cor.
- Há ainda uma variação, usando
cores diferentes: colocar o pedaço de cartolina colorida nas costas dos alunos,
com fita adesiva, sem que eles vejam a cor. Depois, peça para que se agrupem de
acordo com a cor que está nas costas. A princípio, eles vão estranhar, pois não
estão vendo sua cor, mas observem as saídas que eles encontrarão, sempre tem
alguém que toma a iniciativa e pergunta qual a cor que ele tem nas costas e
também coopera com o colega falando a cor dele. Então, o agrupamento acontecerá
através do ato colaborativo entre eles.
- Outra maneira de dividir os
alunos em grupos é feita com a utilização de números, que podem ser
distribuídos para os alunos para que formem grupos que tenham a mesma numeração
ou, ainda, colocar o número nas costas, tendo o mesmo procedimento já descrito
no parágrafo anterior.
- Utilizar quebra-cabeças para
dividir os alunos em grupos também é possível; para isto, escolha figuras, cole
numa cartolina e no verso trace linhas para formar o quebra-cabeça e recorte; a
quantidade de peças do quebra-cabeça dependerá da quantidade de componentes que
você deseja para cada grupo. Antes de formar os grupos, misture as peças de
todos os quebra-cabeças e oriente os alunos para que procurem outros colegas
que tenham peças referentes a uma mesma figura e monte o quebra-cabeça.
Após a organização dos grupos, perguntem aos alunos
o que acharam da forma para a divisão deles em grupos, reflita sobre a
importância da integração entre eles e comece a atividade proposta. É
interessante ter controle sobre o tempo da atividade, então estipule o tempo
que durará a tarefa e no processo fiquem lembrando aos alunos sobre o tempo já
decorrido ou o que ainda dispõem.
Para o resultado da atividade grupal, o tempo
também deve ser bem controlado. Há diferentes formas de apresentação, podendo
ser escolhida apenas uma pessoa do grupo para isto, ou todos do grupo
apresentam uma parte, com uso apenas da voz ou com algum material
disponibilizado(cartolina, pincel atômico etc) ou se deixar a critério deles,
formas criativas vão aparecer, como esquete, música, poema, mímica etc.
Agregar o método de Divisão em grupos à aula
expositiva é uma forma de dinamizar o ensino e proporcionar a participação dos
discentes no processo de aprendizagem. Utilizá-lo na EBD é possível, observe e
coloque em prática as orientações aqui expostas.
Por
Sulamita Macedo.
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