Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Parábolas de
Jesus
Lição 13: Um Homem Solidário
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição 13. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem que o tema da aula será sobre a parábola do Bom Samaritano.
-
Depois, para conhecer a parábola, leiam Lucas 10:30-35:
“E,
respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas
mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram,
deixando-o meio morto.
E,
ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de
largo.
E
de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de
largo.
Mas
um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de
íntima compaixão;
E,
aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o
sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E,
partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e
disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando
voltar”.
-
Depois,, utilizem a dinâmica “Eu, um
Samaritano!”
-
Em seguida, analisem o conteúdo e o significado da parábola.
-
Para a conclusão do trimestre, utilizem a dinâmica “Desenhando Parábolas”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Eu, um samaritano!
Objetivo: Refletir sobre a prática da ação social individual
ou coletiva.
Material:
Bíblia
06
alunos: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o
hospedeiro.
Procedimento:
-
Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom
Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por
ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem
muito aparato.
-
O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver
lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
-
Após a encenação, reflitam sobre qual tem sido nossa atitude diante daquele que
necessita de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.
-
Organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer
seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.
Por
Sulamita Macedo.
Sugestão de atividade para a Conclusão do Trimestre
Objetivo:
Finalizar o estudo sobre 13 parábolas de Jesus
Material:
01
quadro branco ou cartolina
01
marcador para quadro branco e ou 01 pincel atômico
Procedimento:
-
Dividam a turma em 02 grupos.
-
Desenhem figuras que representem as 13 parábolas estudadas.
O
grupo que responder corretamente a qual parábola se refere o desenho, ganhará
pontos.
Solicitar
para que falem um pouco sobre a parábola. Se fizerem corretamente, somarão
outros pontos.
Sugestão
de figuras para desenhar:
Lição
01: Pescaria ou peixes(Parábola da Rede de Pesca)
Lição
02: Trigo(Parábola do Joio e do Trigo)
Lição
03: Borracha(Parábola do Servo Imcompassivo)
Lição
04: Areia e sementes(Parábola do Semeador)
Lição
06: Moeda(Parábola da Moeda Perdida)
Lição
07: Casa bem construída(Parábola do Homem Prudente e o Insensato)
Lição
08: Tesouro(Parábola do Rico Insensato)
Lição
09: Ovelha(Parábola da Ovelha Perdida)
Lição
10: Lâmpada debaixo de um cesto(Parábola da Candeia)
Lição
11: Uvas(Parábola dos Trabalhadores da Vinha)
Lição
12: 10 Candeias(Parábola das 10 Virgens)
Lição
13: Pessoa machucada(Parábola do Bom Samaritano)
-
Organizem uma premiação para o grupo vencedor e para o 2º. Lugar.
Pode
ser algo simples, como: balas, chocolate, canetas etc.
-
Para concluir, forneçam um lanche para todos os alunos.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário