Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais –
Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Lição 12: O Diaconato
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, trabalhem a lição 12. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre o ministério de serviço conhecido
como Diaconia.
-
Escrevam o nome “Diácono” no quadro.
-
Perguntem: Qual a função do diácono na nossa igreja hoje?
Aguardem
as respostas e anote-as no quadro. Certamente, haverá uma lista de atividades
que os diáconos realizam.
Se
preferir, vocês podem chamar um diácono para ser entrevistado pelos alunos sobre
a função que exerce na Igreja.
-
Perguntem: Qual a origem do serviço de Diaconia?
Aguardem
as respostas. Depois, acrescentem as informações contidas no item II da lição.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Eis
Aqui” ou “Com a Mão na Massa”
que proporcionará a reflexão do serviço de diaconia(no sentido mais abrangente)
que pode ser realizado por cada cristão.
Observação: Vejam a sugestão de atividades para a Conclusão do Trimestre(postada abaixo).
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Atenção, professoras e professores da lição de
Pré-adolescentes, Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2! Vocês
já podem encontrar orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de
Aprendiz. Vocês encontram as orientações pedagógicas nesta
sequência: Jovens e Adultos, Pré-adolescentes,
Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2.
Dinâmica: Com a Mão na Massa
Objetivos:
Refletir
sobre o serviço cristão.
Realizar
auto-avaliação do serviço que prestamos como despenseiros do Senhor.
½
folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
-
Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a
caneta.
-
Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.
-
Peçam para que os alunos escrevam:
Dentro
da mão: Aquilo que estão realizando na obra do Senhor.
Fora
da mão: Aquilo que deseja realizar.
-
Leiam ou cantem com os alunos a 1ª estrofe do hino da Harpa Cristã no. 394:
“Quem
sua mão ao arado já pôs, constante precisa ser; o sol declina e, logo após, vai
escurecer. Avante, em Cristo pensando, em oração vigiando, com gozo e amor
trabalhando, p’ra teu Senhor”.
-
Leiam ainda: I Co 12.5 a 7, I Co 4.2 e Sl 100.02
-
Para concluir, façam uma oração pelos alunos apresentando o desejo de cada
aluno em servir na obra do Mestre e que sejam capacitados pelo Espírito Santo.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica: Eis-me aqui!
Material:
Palavras
digitadas: Serviço Cristão, Deus, Próximo e Compromisso.
01
coração de tamanho médio (vermelho) feito de cartolina ou EVA
01
coração pequeno para cada aluno
01
quadro branco ou outro tipo
Procedimento:
-
Coloquem no alto do quadro a expressão SERVIÇO CRISTÃO.
-
Perguntem: A quem servimos? Aguardem as respostas, que certamente serão:
Deus(na sua maioria) e ao Próximo. Então,
coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo de SERVIÇO CRISTÃO.
-
Coloquem em seguida o coração e falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a
Deus e ao próximo. Leiam Mc 12.30 e 31.
-
Falem que o serviço que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a
Deus. Leiam I Jo 3. 17.
-
Entreguem um coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem
entre si o coração, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.
-
Falem também que precisamos ter compromisso com a obra do reino. Leiam Lc 9.62.
Coloquem a palavra COMPROMISSO ao lado do coração.
-
Perguntem: O que temos realizado no serviço Cristão? Aguardem as respostas.
Incentivem aqueles que estão servindo a continuar nas suas atividades e
conclamem aos que estão parados a levantar-se e dizer: Eis-me aqui!
-
Concluam, afirmando que cada um de nós, enquanto parte integrante da igreja,
colocando em prática o serviço cristão, estamos colaborando para a consecução
da Missão Integral da Igreja, somando-se a pregação do evangelho, da comunhão e
o cuidado de uns com os outros.
Por
Sulamita Macedo.
Sugestão 1: Dinâmica: Dividindo Tarefas
Objetivos:
Enfatizar
a importância da divisão de tarefas na Igreja
Concluir
o estudo sobre os dons Espirituais, Ministeriais e de serviço
Material:
09
objetos de tamanhos e pesos variados
Nomes
digitados das 03 categorias dos dons Espirituais: Revelação, Poder e Elocução
Nomes
digitados dos dons Ministeriais: Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor e
Mestre
Nomes
digitados: Presbítero e Diácono
Antes
da aula: Fixar cada nome digitado em um objeto
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Entrem no círculo e distribuam os 09 objetos para os alunos.
-
Falem: Vamos cantar, bem baixinho para não atrapalhar outras salas, e enquanto
cantamos vocês vão passando os objetos para os colegas da direita.
-
Comecem a cantar um hino conhecido, pode ser o 115 ou 212 da harpa cristã. Não
há necessidade de cantar o hino por completo.
-
Observem com atenção como vai ser realizada a passagem dos objetos para os
colegas:
O
objeto pode cair ou não
Atenção
e compromisso com a atividade
-
Depois, comentem sobre a atividade:
.
O que significa receber e passar os objetos?
Receber
uma missão e realizar o trabalho compartilhando com os demais. Na igreja há
trabalhos que não podem ser realizados de forma isolada.
.
O que representa 10 objetos diferentes sendo repassados ao mesmo tempo?
Várias
atividades distintas são realizadas ao mesmo tempo. Na igreja há várias funções
que estão sendo executadas no mesmo período de tempo, como os dons
ministeriais, Presbítero e Diácono, isto é, funções diferentes com o objetivo
de servir melhor no Reino de Deus, que devem ser acompanhados pelos dons Espirituais.
.
Qual o resultado da atividade? Os objetos foram passados de forma ordeira, com
cuidado? Houve desatenção de alguém?
Isto
demonstra a atenção, o compromisso com o trabalhado, com quem delegou a
atividade e com os demais componentes. Na Igreja quando alguém recebe uma
função deve ser realizada de forma capaz de produzir resultados positivos para
a obra de Deus.
-
Falem: As atividades de um modo geral devem ser compartilhadas de forma coletiva,
tendo em vista que o líder não tem condições de sozinho realizar as ações de
forma exitosa.
Na
igreja também é dessa forma, há a necessidade da divisão de atividades, por
isso o líder local precisa de cooperadores comprometidos, que tenham recebidos de
Deus os dons para que desempenhem de forma exitosa o trabalho do Mestre.
-
Para concluir, leiam: “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o
que for útil”(I Co 12.7).
Por
Sulamita Macedo.
Sugestão 2: Dinâmica: Dons
Objetivo:
Concluir o estudo sobre os Dons Espirituais e Ministeriais
Material:
Nomes
dos Dons Espirituais e Ministeriais digitados
06
envelopes(03 para o grupo 01 e 03 para o grupo 02)
Observação:
Identificar na parte de cima de 03 envelopes com o nome Dons de Poder, Dons de
Revelação e Dons de Elocução(01 nome para 01 envelope); escrever Grupo 1 na
parte de baixo do envelope; repetir este
mesmo procedimento para o Grupo 2.
Procedimento:
-
Dividam a turma em 02 grupos
-
Entreguem para cada grupo as cartelas misturadas com os nomes dos dons
Espirituais e Ministeriais.
-
Forneçam as seguintes orientações:
Eles
deverão separá-las em 02 grupos: Dons Espirituais e Ministeriais.
O
grupo vencedor será aquele que separar primeiro e de forma correta.
Só
poderão começar após a autorização do professor.
Quando
o grupo tiver concluído, chamar o professor que verificará se estar correto. O
Professor deve declarar qual o grupo vencedor.
Não
poderá consultar a lição bíblica e nem a Bíblia ou outro documento.
-
Recolham as cartelas referentes aos Dons Ministeriais.
-
Agora, entreguem para cada grupo 03 envelopes. Cada envelope com uma
identificação: Dons de Poder, Dons de Revelação ou Dons de Elocução.
-
Forneçam as seguintes orientações:
Eles
deverão colocar dentro dos envelopes as cartelas a que se refere a
identificação do envelopes.
Só
poderão começar após a autorização do professor.
Não
poderá consultar a lição bíblica e nem a Bíblia ou outro documento.
O
tempo para realização da atividade é de apenas 03 minutos. Após este tempo os
grupos deverão entregar os envelopes preenchidos; não poderá sobrar nenhuma
cartela.
-
Após o recebimento dos envelopes dos 02 grupos, o professor começará a abrir os
envelopes, na seguinte ordem Dons de Poder, Dons de Revelação e Dons de
Elocução, para os dois grupos.
Quando
o professor pegar o envelope Dons de Poder do Grupo 01, deve abri-lo e ler para
a turma, fazendo um certo suspense e perguntando para a turma está certo? Devem ser anotados
quantos estão corretos. Logo em seguida, o professor deve abrir o envelope Dons
de Poder do Grupo 02. Depois, os demais envelopes.
-
Para concluir, os pontos desta atividade devem ser somados. O professor deve
declarar qual o grupo que ficou com o 1º.
e 2º. lugar.
Por
Sulamita Macedo.
6 comentários:
Queria apenas registrar que seu blog tem sido uma benção para mim, aqui no interior do rio grande do norte a falta de recurso é grande e seu blog tem sido o apoio para eu dinamizar minhas aulas a mais de um ano! Bom trabalho o seu e obrigado!
Gostaria de Agradecer,primeiramente a Deus pela sua vida,depois qro agradecer por essa iniciativa maravilhosa....
Meu ministério crescer mto a partir do momento que comecei a ultilizar as dinâmicas,dicas que de uma forma simples e mto eficaz são publicadas..
Deus abençoe ricamente e te dê mto mais sabedoria para abençoar as nossas vidas!!
R.B, muito obrigada pela visita constante ao blog.
Sinto-me gratificada ao saber que este blog tem servido de apoio para suas aulas aí no interior do RN.
Obrigada pelo reconhecimento deste trabalho. Volte sempre e faça bom proveito.
Anônimo, muito obrigada pela visita ao blog.
É muito bom saber destes resultados positivos no seu ministério, utilizando as sugestões deste blog.
Volte sempre e faça bom proveito.
Essa ultima dinâmica eh muito boooaaaa! Vou fazer as irmas pensarem e relembrarem tudo o que aprenderam neste trimestre!! Deus abençoe a todos nós!! Naiane
No próximo trimestre irei lecionar para os juniores por favor poste dinâmicas para esta classe, obrigada.
Postar um comentário