Juvenis -
Currículo do Ano 2: Os Perigos do Relativismo Moral
Lição 10: Quer um palpite?
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem a lição 10. Vejam as sugestões abaixo:
-
Iniciem, aplicando a dinâmica “Jogo da
Velha”.
-
Falem que o tema da aula será sobre a prática do jogo de azar.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, procurando sempre a
participação do aluno.
Apresentem
os nomes dos diversos tipos de jogos e o valor monetário atual que é prometida
para o ganhador. Façam esta pesquisa numa casa lotérica.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Jogo da Velha
Objetivo:
Introduzir o tema sobre a prática do jogo.
Material:
01
quadro branco ou 01 cartolina
01
marcador para branco ou 01 pincel atômico
Perguntas
sobre as lições anteriores
Procedimento:
-
Falem que vocês vão brincar o Jogo da Velha.
Sobre
o jogo da Velha:
É
um jogo popular com regras bem simples. Risca-se 02 linhas horizontais e 02
verticais que cortam as primeiras(#), formando 09 espaços vazios.
Há
necessidade de 02 jogadores, um escolhe o círculo(O) e o outro o X, que
alternadamente fazem a marcação num espaço vazio.
O
objetivo é formar os 03 círculos ou 03 xis numa mesma linha ou coluna, na
horizontal, na vertical ou na diagonal. As jogadas podem impedir que o colega
ganhe na próxima tentativa.
O
vencedor será aquele que primeiro conseguir formar 03 sequências iguais.
-
Façam o diagrama do jogo da Velha.
-
Dividam a turma em 02 grupos e deixem que eles escolham qual grupo ficará com o
círculo e com o X.
-
Façam perguntas sobre as lições passadas para cada grupo alternadamente. Quem
responder corretamente tem o direito de preencher um espaço vazio com o símbolo
escolhido pelo grupo.
Isto
deve continuar até que haja um vencedor. Depois, repita a atividade com outras
perguntas, até que haja um vencedor. Se houver empate, faça outras perguntas
para que haja desempate.
-
Depois, declare qual o grupo vencedor.
-
Falem: Realizamos um jogo muito conhecido, utilizando perguntas da lição e
dessa forma, a prática deste jogo teve um aspecto lúdico e de aprendizagem.
Mas, na lição de hoje vamos estudar sobre um tipo de jogo não recomendável para
o cristão.
Por
Sulamita Macedo.
4 comentários:
A Paz do Senhor.
Gostaria de parabenizar pelo ótimo trabalho que vem sendo desenvolvido aki neste canal de conhecimento.
Que o Senhor posso de abençoar dia apos dia.
AD Chapadão do Céu, muito obrigada pelo reconhecimento deste trabalho.
Obrigada também pela participação aqui no blog. Faça bom proveito e volte sempre.
Obg pelas dicas
Suas dicas facilita a vidas dos professores , nossa mente abre e a aula fica mais divertida. Deus abencoe
Bede, muito obrigada por sua visita e comentário.
Fico feliz ao saber que este blog tem facilitado a ministração das aulas na EBD.
Volte sempre!
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