Juvenis -
Currículo do Ano 2: Os Perigos do Relativismo Moral
Lição 13: Vivendo sem máscaras
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem a lição 13. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem: A lição de hoje tem como título “Vivendo sem Máscaras”.
-
Escrevam este título no quadro e perguntem:
O
que vocês entendem sobre esta expressão?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Retirando a
Máscara”.
-
Trabalhem os demais pontos da lição, sempre de forma participativa.
- Para conclusão do trimestre, utilizem a dinâmica "Vencendo os Obstáculos".
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Retirando a Máscara
Objetivo:
Refletir sobre a vida dupla, na tentativa de esconder o pecado usando máscaras.
Material:
03
alunos
Procedimento:
1
- Antes do início da aula:
-
Escolham 03 alunos ou outros que voluntariamente participem da atividade.
-
Falem para o aluno 01 que deverá falar para a turma características
pessoais(não físicas) e do que gosta de fazer, do que já fez, do que pretende
realizar, relatar acontecimentos
ocorridos com ela. Este relato deverá ser de forma exagerada, mas que seja
moderado para não levantar suspeitas se as afirmações são verdadeiras ou
falsas. Tudo deve ser expresso de forma que convença os ouvintes.
-
Falem para o aluno 02 e 03 para que forneçam informações pessoais de forma
verdadeira.
-
Orientem que eles vão usar uma máscara, quando chegar o momento de falar para a
turma.
-
Peçam para que eles não divulguem para os colegas as orientações dadas a eles.
2
– No momento da realização da dinâmica:
-
Chamem os 03 alunos para se posicionar a frente da classe.
-
Solicitem para que falem sobre o combinado anteriormente. À medida que cada um
falar, coloquem a máscara nele.
-
Depois, perguntem: Vocês acham que estão falando a verdade ou mentira? Eles
estão escondendo algo?
Aguardem
a manifestação dos alunos e perguntem o porquê das respostas, isto é, o que
lhes convenceu disto.
Coloquem
a máscara no aluno que a turma afirma que ele está mentindo.
-
Falem: Os 03 usaram máscara, mas a quem cabe realmente a máscara?
-
Peçam, agora, para que eles falem para o grupo se estavam mentindo ou falando a
verdade. Coloquem a máscara no aluno que mentiu e falem: Sua máscara caiu, sua
farsa foi descoberta!
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
-
Para a conclusão do trimestre, utilizem a dinâmica “Vencendo os Obstáculos”.
Por
Sulamita Macedo
Dinâmica: Vencendo os obstáculos
Objetivo:
Refletir sobre a atitude do cristão diante das dificuldades.
Material:
01
tapete
Rosas
Frutas
de plástico
Pedras
grandes e pequenas
Versículos
bíblicos
Nome
digitado “Relativismo Moral”
Procedimento:
Antes
da aula começar:
-
Organizem o material da dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma:
tapete no chão e sobre ele as rosas, os frutos, as pedras e os versículos
bíblicos. Acrescentem também o nome “Relativismo Moral” junto das pedras.
Durante
a aula:
-
Expliquem o que cada objeto representa:
Tapete:
caminho da vida cristã
Rosas:
alegria durante a caminhada
Frutos:
resultado positivo de suas ações
Pedras:
os perigos, as dificuldades que enfrentamos
Os
versículos: a Palavra de Deus, na qual confiamos.
Nome
“Relativismo Moral”: Tema do trimestre
-
Peçam para que cada aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos de sua
escolha.
-
Depois, vocês começam a trabalhar nessa ordem:
As pedras, que representam os perigos e os obstáculos
para que eles vençam(falem sobre os perigos do Relativismo Moral estudados
neste trimestre).
Os
versículos, que trazem segurança e confiança ao cristão nesta caminhada.
As
rosas, que representam a alegria durante a superação dos obstáculos.
Os
frutos, aquilo que colhemos ao final da superação de cada obstáculo.
-
Para finalizar, coloquem todos os materiais no tapete, organizem os alunos ao
redor dele e façam uma oração por eles.
Ideia
original da dinâmica com o uso de tapete, rosas, pedras e versículos
desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário