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segunda-feira, 30 de junho de 2014

Jovens e Adultos: Fé e Obras – Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica
Lição 01: Tiago – Fé Que Se Mostra Pelas Obras

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
- Tema: Fé e Obras – Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica
- Capa:
O que vemos? Uma criança em situação de necessidade de alimento, que foi suprida por alguém.
O que isto tem a ver com o tema?
A prática da compaixão pelo próximo. Leiam Tg 2. 15 a 17: “E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma”.
- Comentarista: Pastor Eliezer de Lira e Silva
Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
- Lições do trimestre - apresentem da seguinte forma:
Vocês leem o título da lição e um aluno ler o Texto Áureo.
7 – Agora, iniciem o estudo da lição 01: Tiago – Fé Que Se Mostra Pelas Obras
Antes da aula:
- Façam uma cópia da Epístola de Tiago, escrevam a data 45 a 49 d.C., e o local de onde foi escrita – Jerusalém e coloquem dentro do envelope.
Remetente: Tiago
Destinatário: As Doze Tribos
Durante a aula:
- Apresentem o envelope para a turma e falem que nesta carta há uma informação muito importante para a turma. Mas, abriremos o envelope daqui a pouco.
- Fixem o envelope no quadro ou em outro local visível para os alunos.
- Solicitem que os alunos abram a Bíblia na Epístola de Tiago. Falem que o estudo deste trimestre será sobre esta carta, enfatizando o tema da Fé e as Obras.
Lembrem-lhes de que há um versículo muito conhecido e citado nesta carta – Tg 2.17: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma”.
Falem sobre a quantidade de capítulos que são 05 e conclamem para que os alunos leiam esta carta durante esta 1ª semana de aula.
- Agora, peguem e abram o envelope, apresentem as informações contidas na carta, como remetente, destinatário, data, local da escrita e conteúdo.
- Depois, falem sobre os propósitos da carta e atualidade do tema para nós cristãos do século XXI.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Fé e Obras”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Fé e Obras
Objetivo: Refletir sobre “a fé sem as obras é morta”.
Material:
05 folhas de papel ofício ou cartolina nas cores verde, azul, amarela, rosa e branca.

Procedimento:
- Apresentem para os alunos as 05 cores(papel ofício ou cartolina nas cores citadas no item material.
- Falem para os alunos que as 05 cores representam necessidades daquele grupo.
- Peçam para que os alunos especifiquem quais são essas necessidades, que podem ser: alegria, saúde, amizade, perdão etc.
- Escrevam no quadro de giz ou numa cartolina o que representa cada cor, por exemplo: verde – alegria, branco – saúde, etc.
- Distribuam a folha verde para alguém alegre, a folha branca para alguém que está gozando saúde e assim por diante.
- Chamem essas pessoas à frente da sala. Cada uma vai perguntar: Quem está precisando de alegria, de saúde etc?
 A folha deve ser dividida entre os que estão precisando. Esse procedimento deve acontecer com todas as folhas.
- Agora, perguntem:
Alguém ficou sem uma cor que necessitava?
Caso negativo, isto é, se todos receberam, é porque houve atitude de quem possuía em compartilhar com o outro que não tinha.
Caso positivo, isto é, se alguém não recebeu, é porque não houve uma partilha justa de quem possuía com quem necessitava.
- Para concluir, falem: Nesta partilha de necessidades, que acabamos de realizar, apenas 05 pessoas possuíam as cores e a grande maioria precisava delas, mas suas necessidades foram supridas.
Na Igreja, na família ou não, as necessidades podem ser outras e para supri-las, os cristãos precisam mostrar que a fé e obras devem andar juntas, apresentando atitudes de uma vida cristã genuína, através do amor expresso em atitudes com o próximo, demonstrando que a fé sem obras é morta, conforme Tg 2.17.
Por Sulamita Macedo.

Texto Pedagógico

 Leitura e Avaliação de Livros da Bíblia

É muito comum fazer avaliação de leitura de um livro da Bíblia através de testes. Neste texto, sugiro 10 maneiras distintas, fugindo da forma tradicional de avaliar:
1 - Organizar Rodas de Leitura para discutir um livro se for pequeno e partes de um livro de for grande(muitos capítulos).
2 – Realizar dramatização de um trecho de um livro.
3 – Fazer um resumo de um livro; o professor deve apresentar um roteiro com alguns pontos interessantes que não podem faltar no resumo.
4 – Apresentar versículos ou parte da história que mais chamou atenção na leitura e
explicar.
5 – Relacionar os nomes dos personagens bíblicos e escrever suas qualidades e defeitos, como também atitudes que mais gostou.
6 – Enviar um email para um colega da classe, falando sobre a leitura do livro e colocando fatos e versículos que mais chamaram a atenção. Fazer a cópia do email e levar no dia da avaliação.
7 – Desenhar um acontecimento do livro e explicar.
8 – Se for leitura de um livro poético, organizar um Sarau para os alunos recitarem os textos poéticos.
9 - Se for leitura do livro dos Salmos, escrever um salmo de agradecimento a Deus e apresentar para a turma.
10 – Fazer paródias sobre o tema do livro. É interessante que esta atividade desse ser feita em grupo. As músicas podem ser acompanhadas pelos alunos e seus instrumentos(caso saibam tocar).

Por Sulamita Macedo.

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