RSS

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Juvenis - Currículo do Ano 2: Os Perigos do Relativismo Moral
Lição 12: Disciplina, precisamos dela?

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem a lição 12. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem que o tema da aula será normas, regras, disciplina.
- Utilizem a dinâmica “Contrato de Convivência”.
- Trabalhem os demais pontos da lição, sempre de forma participativa.
Observação: Vejam a sugestão de atividade para a Conclusão do Trimestre, através da dinâmica “Vencendo os Obstáculos”(postada abaixo).

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Contrato de Convivência
Objetivos:
Proporcionar reflexão sobre a importância da disciplina.
Aplicar punições para os infratores das regras.
Elogiar os cumpridores das normas
Material:
01 folha de papel madeira ou cartolina
01 pincel atômico
01 rolo de fita adesiva
01 cartão amarelo
01 cartão vermelho
Procedimento:
- Comecem falando sobre a importância das normas e regras para que se tenha uma convivência em grupo de forma respeitosa e harmônica.
- Junto com a turma, comecem a elaborar pelos menos 03 regras que possam ser cumpridas durante a aula da EBD, como por exemplo:
1 – Não usar o celular.
2 – Não conversar.
3 – Falar um de cada vez, ao participar de uma discussão de um tema.
4 – Não se distrair com outras coisas durante a aula.
Escrever as regras numa folha de papel madeira ou cartolina.
- Falem: Estas normas são exemplos de disciplina como instrução para que haja melhor compreensão do estudo e atenção durante a aula.
- Em seguida, o grupo deve propor quais devem ser as correções(as punições) para os “Infratores”,  por exemplo:
1 – Advertência oral: pedindo que ele não continue fazendo aquele ato, mostrando o cartão amarelo.
2 – Mostrar cartão vermelho pela repetição de infração.
3 – Mudar o aluno de lugar, mostrando cartão vermelho.
Escrever as punições na folha de papel madeira ou cartolina.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, observando as regras, aplicando as correções e ao final parabenizem os alunos cumpridores das normas.
- Para conclusão, leiam Hb 12.11 “Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados”.
Por Sulamita Macedo.
 
Sugestão de atividade para Conclusão do trimestre

Dinâmica: Vencendo os obstáculos
Objetivo: Refletir sobre a atitude do cristão diante das dificuldades.
Material:
01 tapete
Rosas
Frutas de plástico
Pedras grandes e pequenas
Versículos bíblicos
Nome digitado “Relativismo Moral”
Procedimento:
Antes da aula começar:
- Organizem o material da dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma: tapete no chão e sobre ele as rosas, os frutos, as pedras e os versículos bíblicos. Acrescentem também o nome “Relativismo Moral” junto das pedras.
Durante a aula:
- Expliquem o que cada objeto representa:
Tapete: caminho da vida cristã
Rosas: alegria durante a caminhada
Frutos: resultado positivo de suas ações
Pedras: os perigos, as dificuldades que enfrentamos
Os versículos: a Palavra de Deus, na qual confiamos.
Nome “Relativismo Moral”: Tema do trimestre
- Peçam para que cada aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos de sua escolha.
- Depois, vocês começam a trabalhar nessa ordem:
 As pedras, que representam os perigos e os obstáculos para que eles vençam(falem sobre os perigos do Relativismo Moral estudados neste trimestre).
Os versículos, que trazem segurança e confiança ao cristão nesta caminhada.
As rosas, que representam a alegria durante a superação dos obstáculos.
Os frutos, aquilo que colhemos ao final da superação de cada obstáculo.
- Para finalizar, coloquem todos os materiais no tapete, organizem os alunos ao redor dele e façam uma oração por eles.
Ideia original da dinâmica desconhecida
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: