Juvenis -
Currículo do Ano 2: Os Perigos do Relativismo Moral
Lição 12: Disciplina, precisamos dela?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem a lição 12. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem que o tema da aula será normas, regras, disciplina.
-
Utilizem a dinâmica “Contrato de
Convivência”.
-
Trabalhem os demais pontos da lição, sempre de forma participativa.
Observação: Vejam a sugestão de atividade para a Conclusão do Trimestre, através da dinâmica “Vencendo os Obstáculos”(postada abaixo).
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Contrato de Convivência
Objetivos:
Aplicar
punições para os infratores das regras.
Elogiar
os cumpridores das normas
Material:
01
folha de papel madeira ou cartolina
01
pincel atômico
01
rolo de fita adesiva
01
cartão amarelo
01
cartão vermelho
Procedimento:
-
Comecem falando sobre a importância das normas e regras para que se tenha uma
convivência em grupo de forma respeitosa e harmônica.
-
Junto com a turma, comecem a elaborar pelos menos 03 regras que possam ser
cumpridas durante a aula da EBD, como por exemplo:
1
– Não usar o celular.
2
– Não conversar.
3
– Falar um de cada vez, ao participar de uma discussão de um tema.
4
– Não se distrair com outras coisas durante a aula.
Escrever
as regras numa folha de papel madeira ou cartolina.
-
Falem: Estas normas são exemplos de disciplina como instrução para que haja
melhor compreensão do estudo e atenção durante a aula.
-
Em seguida, o grupo deve propor quais devem ser as correções(as punições) para
os “Infratores”, por exemplo:
1
– Advertência oral: pedindo que ele não continue fazendo aquele ato, mostrando
o cartão amarelo.
2
– Mostrar cartão vermelho pela repetição de infração.
3
– Mudar o aluno de lugar, mostrando cartão vermelho.
Escrever
as punições na folha de papel madeira ou cartolina.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição, observando as regras, aplicando as
correções e ao final parabenizem os alunos cumpridores das normas.
-
Para conclusão, leiam Hb 12.11 “Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria
no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e
paz para aqueles que por ela foram exercitados”.
Por
Sulamita Macedo.
Sugestão de atividade para Conclusão do trimestre
Dinâmica: Vencendo os obstáculos
Objetivo:
Refletir sobre a atitude do cristão diante das dificuldades.
Material:
01
tapete
Rosas
Frutas
de plástico
Pedras
grandes e pequenas
Versículos
bíblicos
Nome
digitado “Relativismo Moral”
Procedimento:
Antes
da aula começar:
-
Organizem o material da dinâmica, no meio da sala de aula da seguinte forma:
tapete no chão e sobre ele as rosas, os frutos, as pedras e os versículos
bíblicos. Acrescentem também o nome “Relativismo Moral” junto das pedras.
Durante
a aula:
-
Expliquem o que cada objeto representa:
Tapete:
caminho da vida cristã
Rosas:
alegria durante a caminhada
Frutos:
resultado positivo de suas ações
Pedras:
os perigos, as dificuldades que enfrentamos
Os
versículos: a Palavra de Deus, na qual confiamos.
Nome
“Relativismo Moral”: Tema do trimestre
-
Peçam para que cada aluno passe pelo tapete e escolha dois objetos de sua
escolha.
-
Depois, vocês começam a trabalhar nessa ordem:
As pedras, que representam os perigos e os obstáculos
para que eles vençam(falem sobre os perigos do Relativismo Moral estudados
neste trimestre).
Os
versículos, que trazem segurança e confiança ao cristão nesta caminhada.
As
rosas, que representam a alegria durante a superação dos obstáculos.
Os
frutos, aquilo que colhemos ao final da superação de cada obstáculo.
-
Para finalizar, coloquem todos os materiais no tapete, organizem os alunos ao
redor dele e façam uma oração por eles.
Ideia
original da dinâmica desconhecida
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário