Adolescentes - Currículo do Ano 2: Vivendo em Família
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes,
parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição 01.
Vejam estas sugestões:
-
Iniciem o estudo da lição, perguntando: Para que serve a família?
Aguardem
as respostas. Espera-se que os emitam respostas como segurança, amor, carinho,
cuidado, união, mas pode ocorrer que outros digam que serve para atrapalhar a
vida deles, pois nesta fase existe aquela rebeldia e inconformismo com os
lideres de um modo geral.
-
Depois, falem que a família foi criada por Deus e leiam Gn 2.18.
-
Apresentem para os alunos quais os objetivos dessa criação, colocando no quadro
ou cartolina as palavras abaixo:
PROCRIAÇÃO
GOVERNO
ADORAÇÃO
-
Depois, leiam Gn 1. 27 e 28
-
Para trabalhar sobre a preservação da família, utilizem a dinâmica "Família sob Ameaça".
–
Em seguida, leiam o texto “Não Faça dos
Outros o seu Bode Expiatório”, que proporcionará a reflexão sobre atritos
familiares e pensar conjuntamente para evitar situações semelhantes.
-
Para finalizar a aula, façam uma oração pelas famílias dos alunos.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Família sob Ameaça
Objetivo:
Refletir sobre os ataques que a família.
Material:
Peças
de boliche ou garrafas pet
Nome
FAMÍLIA digitada(colar em cada garrafa)
Bolas
de boliche ou de outro tipo
Procedimento:
-
Arrumem as cadeiras, afastando-as para deixar um espaço para uma atividade tipo
boliche.
-
Coloquem peças de boliche ou garrafas tipo pet no final da sala, com o nome
FAMÍLIA.
-
Falem sobre os ataques de satanás à família,. Nas bolas do boliche, coloquem um
nome que se refere aos
–
Falem: A família tem sido alvo de muitos ataques de satanás, como: divórcio,
união homossexual, brigas, falta de amor, falta de respeito etc.
À
medida que vocês falarem os nomes dos ataques a família, peçam aos alunos para
pegar uma bola(que representará os ataques) e procurar acertar as garrafas de boliche.
-
Perguntem: Mas, o que fazer para preservar a Família?
À
medida que vocês falarem, vocês solicitem para que os alunos levantem cada peça
de boliche.
Por
Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: Não Faça dos Outros o seu Bode
Expiatório
Jorge trabalhava numa firma, era
cumpridor de seus deveres, mas seu patrão nunca o elogiava. Um dia Jorge
cometeu uma pequena falta e foi muito humilhado pelo patrão.
Chegou em casa e, estando sua
esposa atrasada com o almoço, Jorge descarregou toda a sua raiva em cima dela,
dizendo-lhe tudo o que tivera vontade de dizer para seu patrão quando fora
humilhado. Desabafou para a esposa:
- Eu trabalho sem descanso, nunca
deixo de cumprir meu dever e agora, quando chego em casa, nem mesmo tenho o que
comer...
Ele se dirigia à esposa, mas era a
seu patrão que ele estava querendo agredir.
A esposa, muito chateada, calou-se,
mas não se conformou. Quando seu filho chegou da escola cansado e colocou seu
material em cima do sofá, ela desabafou:
- Você não reconhece todo o meu
trabalho, o meu cansaço, e vai jogando suas coisas em qualquer lugar...
Na verdade não estava dizendo isso
para seu filho e sim para seu marido.
O menino subiu para seu quarto e,
quando abriu a porta, lá estava o cachorro deitado em cima de sua cama. Deu um
chute no cachorro, gritando:
- Você fica deitado em qualquer
lugar, está sempre no meu quarto tirando meu sossego!
Não estava querendo dizer isso para
o cachorro e sim para sua mãe.
Autor
desconhecido.
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