Lição 02: A Beleza do perdão
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém necessitando
de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: A Beleza do perdão.
- Depois, utilizem a dinâmica
“Abrindo o Coração”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Escrevam no quadro a palavra
PERDÃO e solicitem aos alunos para que alguém relate um problema que enfrentou
que precisou do perdão de alguém ou perdoou.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: Abrindo o Coração
Objetivo:
Refletir sobre a importância e a eficácia do perdão.
Material:
01 chave de metal ou
confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.
Procedimento:
- Apresentem a chave e
perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?
- Aguardem as respostas.
Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que
também a chave é utilizada para fechar.
- Falem que o perdão pode ser
comparado a uma chave.
- Perguntem: O que a perdão pode
abrir ou fechar?
Exemplos:
Abrir: reatar amizade, alívio
de um peso, sentimento de liberdade, perdão de Deus, alegria etc.
Fechar: espaço para brigas,
amarguras, ressentimentos, doenças, mente tranquila etc.
- Para finalizar leiam Mc
11.25 e 26.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário