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segunda-feira, 13 de julho de 2020

Sugestões para as lições de Pré-adolescentes

1 – Revista de Edição Especial para Pré-adolescentes
Tema: A Bíblia e a Ciência
Lição 03: A Terra criada por Deus
- Apresentem o título da lição, escrevendo num quadro: A Terra criada por Deus.
- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Criação do mundo”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Criação do mundo
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a criação do mundo.
Material:
Cartazes com figuras de cada dia da criação
Observação: vocês podem pedir emprestado ao Departamento Infantil para usar as ilustrações sobre a criação.
Com a utilização dos cartazes não significa que o ensino para os pré-adolescentes será infantilizado.
Procedimento:
- Falem: Vamos estudar hoje sobre a criação do mundo.
- Distribuam os 06 cartazes entre os alunos. Peçam que eles se coloquem diante da turma sem mostrar as figuras.
- Peçam que 01 aluno abra a Bíblia em Gênesis 01 e comecem a ler os versículos 1 a 31. É uma leitura longa, mas é importante pois se trata do relato bíblico da criação.
À medida que a leitura for efetuada, o aluno, que tiver com a figura correspondente, deverá mostrar para a turma e se colocar na ordem de 1 a 6.
Por exemplo: quando for feita a leitura referente ao 1º. dia, o aluno deverá ser o primeiro da esquerda para a direita e assim sucessivamente.
- Após a conclusão da leitura bíblica de Gênesis 1, recolham os cartazes e mudem a ordem que está.
Em seguida, dividam a turma em 02 grupos.
Entreguem os cartazes para o grupo 01 e peçam para que coloquem na ordem da criação. Estipulem 03 minutos para isto. Não pode fazer consulta a Bíblia. Anotem os acertos.
Em seguida, realizar a mesma ação com o grupo 02.
Depois, falem qual grupo foi o vencedor ou se ficou empatado.
Premie os grupos com lembrancinhas diferentes.
- Para concluir, falem da beleza da criação. Depois, solicitem que os alunos falem: “E viu Deus que era bom”.
Por Sulamita Macedo.

2 - Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: O evangelho do discípulo amado
Lição 03: Jesus vai ao templo

- Apresentem o título da lição: Jesus vai ao templo.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Que tal ministrar a aula debaixo de uma tenda ou estender TNT para formar uma "tenda", caso haja condições de espaço e ambientação para isto.
- Utilizem um mapa do Tabernáculo, para mostrar as 03 partes: O Pátio, O Lugar Santo, O Santo dos Santos.
- Utilizem uma figura para apresentar os utensílios do Tabernáculo:
- Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Entrando no Tabernáculo!
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Entrando no Tabernáculo!
Objetivos:
Conhecer as partes do Tabernáculo.
Refletir sobre o propósito do templo e o comportamento do cristão no templo
Material:
A Bíblia
01 figura do Tabernáculo
Palavras digitadas:
O Pátio – Corpo
O Lugar Santo – Alma
O Santo dos Santos – Espírito
01 cartolina
01 tubo de cola
0bservação: organizem um cartaz utilizando a cartolina e as palavras digitadas.
Procedimento:
1 - Falem: Nós somos comparados a um Tabernáculo(mostrem a figura do tabernáculo).
- Leiam, 2 Coríntios 5:1:
“Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus”.
- Falem: Então, o que pode representar as partes do Tabernáculo em relação ao corpo humano?
Para melhor compreensão, apresentem o cartaz:
O Pátio – parte externa: representa nosso corpo
O Lugar Santo – parte interna: representa a alma
O Santo dos Santos – parte mais interna: representa o Espírito
- Falem: Somos Tabernáculo de Deus, pois temos o Espírito Santo que habita e está em nós e gozamos da comunhão e presença do Senhor. Para termos este privilégio, nós entramos pela porta que é Jesus.
- Leiam: João 10:9:
“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”.
2 - Peçam para que os alunos formem 01 círculo.
3 - Falem: Vamos dar um passo a frente, simbolizando nossa entrada pela porta no Tabernáculo – lugar de adoração ao Senhor.
4 - Falem: Este círculo representa nosso estado ou situação dentro do Tabernáculo. Podemos estar no Pátio, no Lugar Santo ou no Santo dos Santos.
5 – Para entrar no Pátio: este é o segundo passo(todos devem dar um passo para frente)
- Falem:
É lugar de adoração a Deus com santidade, separado do mundo.
Havia o Altar do Holocausto: Jesus ofereceu o sacrifício único, perfeito e completo, morrendo por nós, perdoando nossos pecados.
Havia também a Pia de Bronze: representa a limpeza de ação e pensamentos.
- Agora, realizem uma leitura do salmo 15:
“SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado”.
6 - Para chegar no Lugar Santo: é necessário o terceiro passo((todos devem dar um passo para frente)
- Falem:
Nele lugar, encontramos o Castiçal de Ouro: representa Jesus, a luz do mundo.
Leiam João 8:12:
“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”.
- Já andamos na luz que é Jesus. Temos o Espírito Santo que habita em nós, aqui simbolizado pelo azeite que alimentava a chama do castiçal.
Leiam Ef 5.18b:“...Enchei-vos do Espírito”.
- Falem: Havia também uma mesa com os Pães da Proposição, que nos remete a Cristo, o pão da vida. Precisamos nos alimentar diariamente de sua Palavra.
Leiam João 6:48: “Eu sou o pão da vida”.
- Falem: Havia o Altar do Incenso – lugar de oração e adoração ao Senhor. Devemos fazer o que está escrito no salmo 141.2: “Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde”.
7 - Finalmente para chegar no Santos dos Santos – é o quarto passo((todos devem dar um passo para frente)
Nele havia a Arca da Aliança, que simbolizava a presença de Deus. Este lugar era específico para o sumo sacerdote, que entrava 01 vez ao ano.
Mas, hoje entramos no santuário através da obra redentora de Jesus. O Véu que separava a entrada foi rasgado.
- Leiam Hebreus 10:19-23:
“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.”
- Para concluir, falem: Devemos desejar a presença de Deus no Santo dos Santos. Começando primeiro pelo pátio, depois pelo Lugar Santo e por fim no Santo dos Santos - lugar de comunhão na presença do Senhor.
Por Sulamita Macedo.

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