Sugestões
para as lições de Pré-adolescentes
Tema: A Bíblia e a Ciência
Lição 03: A Terra criada por Deus
- Apresentem o título da
lição, escrevendo num quadro: A Terra criada por Deus.
- Para introduzir o estudo do
tema, apliquem a dinâmica “Criação do mundo”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Criação do mundo
Objetivo: Introduzir
o estudo sobre a criação do mundo.
Material:
Cartazes com figuras de cada
dia da criação
Observação: vocês
podem pedir emprestado ao Departamento Infantil para usar as ilustrações sobre
a criação.
Com a utilização dos cartazes não
significa que o ensino para os pré-adolescentes será infantilizado.
Procedimento:
- Falem: Vamos estudar hoje
sobre a criação do mundo.
- Distribuam os 06 cartazes entre
os alunos. Peçam que eles se coloquem diante da turma sem mostrar as figuras.
- Peçam que 01 aluno abra a Bíblia
em Gênesis 01 e comecem a ler os versículos 1 a 31. É uma leitura longa, mas é
importante pois se trata do relato bíblico da criação.
À medida que a leitura for
efetuada, o aluno, que tiver com a figura correspondente, deverá mostrar para a
turma e se colocar na ordem de 1 a 6.
Por exemplo: quando for feita
a leitura referente ao 1º. dia, o aluno deverá ser o primeiro da esquerda para
a direita e assim sucessivamente.
- Após a conclusão da leitura
bíblica de Gênesis 1, recolham os cartazes e mudem a ordem que está.
Em seguida, dividam a turma em
02 grupos.
Entreguem os cartazes para o
grupo 01 e peçam para que coloquem na ordem da criação. Estipulem 03 minutos
para isto. Não pode fazer consulta a Bíblia. Anotem os acertos.
Em seguida, realizar a mesma ação
com o grupo 02.
Depois, falem qual grupo foi o
vencedor ou se ficou empatado.
Premie os grupos com
lembrancinhas diferentes.
- Para concluir, falem da
beleza da criação. Depois, solicitem que os alunos falem: “E viu Deus que era bom”.
Por Sulamita Macedo.
2 - Pré-adolescentes –
Currículo do Ano 2: O evangelho do discípulo amado
Lição 03: Jesus vai ao templo
- Apresentem o título da lição: Jesus vai ao templo.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Que tal ministrar a aula debaixo de uma tenda ou estender
TNT para formar uma "tenda", caso haja condições de espaço e
ambientação para isto.
- Utilizem um mapa do Tabernáculo, para mostrar as 03
partes: O Pátio, O Lugar Santo, O Santo dos Santos.
- Utilizem uma figura para apresentar os utensílios do
Tabernáculo:
- Para concluir o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “Entrando no Tabernáculo!
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Entrando no
Tabernáculo!
Objetivos:
Conhecer as partes do
Tabernáculo.
Refletir sobre o propósito do
templo e o comportamento do cristão no templo
Material:
A Bíblia
01 figura do Tabernáculo
Palavras digitadas:
O Pátio – Corpo
O Lugar Santo – Alma
O Santo dos Santos – Espírito
01 cartolina
01 tubo de cola
0bservação: organizem um
cartaz utilizando a cartolina e as palavras digitadas.
Procedimento:
1 - Falem: Nós somos
comparados a um Tabernáculo(mostrem a figura do tabernáculo).
- Leiam, 2 Coríntios 5:1:
“Porque sabemos que, se a
nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício,
uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus”.
- Falem: Então, o que pode
representar as partes do Tabernáculo em relação ao corpo humano?
Para melhor compreensão,
apresentem o cartaz:
O Pátio – parte externa:
representa nosso corpo
O Lugar Santo – parte interna:
representa a alma
O Santo dos Santos – parte
mais interna: representa o Espírito
- Falem: Somos Tabernáculo de
Deus, pois temos o Espírito Santo que habita e está em nós e gozamos da
comunhão e presença do Senhor. Para termos este privilégio, nós entramos pela
porta que é Jesus.
- Leiam: João 10:9:
“Eu sou a porta; se alguém
entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”.
2 - Peçam para que os alunos
formem 01 círculo.
3 - Falem: Vamos dar um passo
a frente, simbolizando nossa entrada pela porta no Tabernáculo – lugar de
adoração ao Senhor.
4 - Falem: Este círculo
representa nosso estado ou situação dentro do Tabernáculo. Podemos estar no
Pátio, no Lugar Santo ou no Santo dos Santos.
5 – Para entrar no Pátio: este
é o segundo passo(todos devem dar um passo para frente)
- Falem:
É lugar de adoração a Deus com
santidade, separado do mundo.
Havia o Altar do Holocausto:
Jesus ofereceu o sacrifício único, perfeito e completo, morrendo por nós,
perdoando nossos pecados.
Havia também a Pia de Bronze:
representa a limpeza de ação e pensamentos.
- Agora, realizem uma leitura
do salmo 15:
“SENHOR, quem habitará no teu
tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente,
e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a
sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu
próximo;
A cujos olhos o réprobo é
desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e
contudo não muda.
Aquele que não dá o seu
dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca
será abalado”.
6 - Para chegar no Lugar
Santo: é necessário o terceiro passo((todos devem dar um passo para frente)
- Falem:
Nele lugar, encontramos o
Castiçal de Ouro: representa Jesus, a luz do mundo.
Leiam João 8:12:
“Falou-lhes, pois, Jesus outra
vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas
terá a luz da vida”.
- Já andamos na luz que é
Jesus. Temos o Espírito Santo que habita em nós, aqui simbolizado pelo azeite
que alimentava a chama do castiçal.
Leiam Ef 5.18b:“...Enchei-vos
do Espírito”.
- Falem: Havia também uma mesa
com os Pães da Proposição, que nos remete a Cristo, o pão da vida. Precisamos
nos alimentar diariamente de sua Palavra.
Leiam João 6:48: “Eu sou o pão
da vida”.
- Falem: Havia o Altar do
Incenso – lugar de oração e adoração ao Senhor. Devemos fazer o que está
escrito no salmo 141.2: “Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e
seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde”.
7 - Finalmente para chegar no
Santos dos Santos – é o quarto passo((todos devem dar um passo para frente)
Nele havia a Arca da Aliança,
que simbolizava a presença de Deus. Este lugar era específico para o sumo
sacerdote, que entrava 01 vez ao ano.
Mas, hoje entramos no santuário
através da obra redentora de Jesus. O Véu que separava a entrada foi rasgado.
- Leiam Hebreus 10:19-23:
“Tendo, pois, irmãos, ousadia
para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que
ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande
sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira
certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo
lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque
fiel é o que prometeu.”
- Para concluir, falem:
Devemos desejar a presença de Deus no Santo dos Santos. Começando primeiro pelo
pátio, depois pelo Lugar Santo e por fim no Santo dos Santos - lugar de
comunhão na presença do Senhor.
Por Sulamita Macedo.
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