Sugestões
para as lições de Juvenis
Tema: O Cuidado com as influências dos meios de
comunicação
Lição 02: Os Perigos da Mídia Eletrônica
- Falem: Estudaremos na lição
de hoje sobre os perigos da mídia eletrônica.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade
por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é
boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Procurem saber o que os
alunos conhecem o que seja Mídia eletrônica.
- Aproveitem a oportunidade
para combinar com eles, sobre a criação de um blog para a turma, a escolha do
nome e do template, quem será o responsável para manter o blog
atualizado (acho que deveria ser o professor).
- Aproveitem o ensejo desta
lição e comecem a usar outras mídias sociais para colocar mensagens para seus
alunos sobre a lição ou outras de sua preferência.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Nem Tudo que Reluz é Ouro”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Nem Tudo que Reluz é
Ouro
Objetivo:
Refletir sobre o valor que vem sendo dado a internet, TV e outras
mídias.
Material:
A expressão digitada “Nem Tudo
que Reluz é Ouro”.
Figura de uma barra de ouro
para cada aluno.
01 quadro
Procedimento:
- Falem: O tempo destinado por
muitos de vocês navegando na Internet é muito grande em relação ao tempo
para outras atividades, que ficam em segundo plano ou mesmo nenhum tempo sobra
para os estudos, leitura bíblica, ajudar nas tarefas de casa, reuniões familiares
etc.
- Falem, ainda: Mas, vocês
precisam pensar o que na verdade é importante. Se vocês têm destinado um tempo
demasiado para a internet, com certeza seus pensamentos e ações estão
sendo bombardeados por uma sorte de ideias e conversas que podem ou não ser de
grande valor.
- Coloquem no quadro a
expressão “Nem Tudo que Reluz é Ouro”.
- O que esta expressão pode
significar para a situação que estamos refletindo?
Aguardem as respostas.
Esta expressão significa que
“a coisa nem sempre é o que parece”. Sendo assim, o que vocês podem dizer?
Aguardem as respostas.
- Falem o ouro é um material
precioso, mas nem tudo é reluz é ouro. Tenham cuidado com o tempo e qualidade
daquilo que vocês estão dando tanto valor.
- Distribuam para cada aluno
uma figura de uma barra de ouro e solicitem que escrevam nela ações que
promovam seu crescimento espiritual, otimizando seu tempo para todas as coisas
e valorizando os momentos em família.
- Leiam: Ap 3.18.
Por Sulamita Macedo.
Por Sulamita Macedo.
2 - Juvenis – Avivamento para a Juventude
- Apresentem o título da lição: Avivamento na
Escrituras Sagradas.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para exemplificar o avivamento no Novo
Testamento, através da manifestação do Espírito Santo, dia de Pentecostes,
utilizem a dinâmica “Pentecostes”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Pentecostes
Objetivo:
Representar a descida do
Espírito Santo através da expressão oral em várias línguas.
Material:
01 versículo bíblico em várias
línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português etc.
Vocês podem conseguir, o trecho bíblico em vários idiomas, através da Bíblia on
line.
Português: Porque Deus amou o
mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que
nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Inglês: For God so loved the
world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth on him
should not perish, but have eternal life.
Espanhol: Porque de tal manera
amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en
él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die Welt
geliebt, daß er seinen eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn glauben,
nicht verloren werden, sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant aimé
ceux qu’il a disposés, qu'il a donné son seul Fils engendré, afin que chacun
d’eux qui croit en lui ne périsse point, mais qu'il ait la vie éternelle.
Procedimento:
- Falem sobre a descida do
Espírito Santo que aconteceu de forma visível e audível.
- Leiam: Atos 2. 2 a 4.
- Falem: Agora vamos
representar a expressão audível da descida do Espírito Santo.
- Entreguem o versículo em
línguas diferentes para os alunos.
- Solicitem que leiam o
versículo, todos ao mesmo tempo.
- Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Observação: Caso não haja
alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem pedir ajuda a
outra pessoa da igreja que lhe auxilie, ou indicando pessoas para falar ou
ensinar a pronúncia das palavras.
Por Sulamita Macedo.
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