RSS

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Sugestões para as lições de Juvenis

1 – Revista de Edição Especial para Juvenis
Tema: O Cuidado com as influências dos meios de comunicação
Lição 02: Os Perigos da Mídia Eletrônica
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre os perigos da mídia eletrônica.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Procurem saber o que os alunos conhecem o que seja Mídia eletrônica.
- Aproveitem a oportunidade para combinar com eles, sobre a criação de um blog para a turma, a escolha do nome e do template, quem será o responsável para manter o blog atualizado (acho que deveria ser o professor).
- Aproveitem o ensejo desta lição e comecem a usar outras mídias sociais para colocar mensagens para seus alunos sobre a lição ou outras de sua preferência.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Nem Tudo que Reluz é Ouro”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Nem Tudo que Reluz é Ouro
Objetivo: Refletir sobre o valor que vem sendo dado a internet, TV e outras mídias.
Material:
A expressão digitada “Nem Tudo que Reluz é Ouro”.
Figura de uma barra de ouro para cada aluno.
01 quadro
Procedimento:
- Falem: O tempo destinado por muitos de vocês navegando na Internet é muito grande em relação ao tempo para outras atividades, que ficam em segundo plano ou mesmo nenhum tempo sobra para os estudos, leitura bíblica, ajudar nas tarefas de casa, reuniões familiares etc.
- Falem, ainda: Mas, vocês precisam pensar o que na verdade é importante. Se vocês têm destinado um tempo demasiado para a internet, com certeza seus pensamentos e ações estão sendo bombardeados por uma sorte de ideias e conversas que podem ou não ser de grande valor.
- Coloquem no quadro a expressão “Nem Tudo que Reluz é Ouro”.
- O que esta expressão pode significar para a situação que estamos refletindo?
Aguardem as respostas.
Esta expressão significa que “a coisa nem sempre é o que parece”. Sendo assim, o que vocês podem dizer?
Aguardem as respostas.
- Falem o ouro é um material precioso, mas nem tudo é reluz é ouro. Tenham cuidado com o tempo e qualidade daquilo que vocês estão dando tanto valor.
- Distribuam para cada aluno uma figura de uma barra de ouro e solicitem que escrevam nela ações que promovam seu crescimento espiritual, otimizando seu tempo para todas as coisas e valorizando os momentos em família.
- Leiam: Ap 3.18.
Por Sulamita Macedo.

2 - Juvenis – Avivamento para a Juventude
Lição 02: Avivamento nas Escrituras Sagradas
- Apresentem o título da lição: Avivamento na Escrituras Sagradas.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para exemplificar o avivamento no Novo Testamento, através da manifestação do Espírito Santo, dia de Pentecostes, utilizem a dinâmica “Pentecostes”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Pentecostes
Objetivo:
Representar a descida do Espírito Santo através da expressão oral em várias línguas.
Material:
01 versículo bíblico em várias línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português etc. Vocês podem conseguir, o trecho bíblico em vários idiomas, através da Bíblia on line.
Português: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Inglês: For God so loved the world, that he gave his only begotten Son, that whosoever believeth on him should not perish, but have eternal life.
Espanhol: Porque de tal manera amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel que en él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die Welt geliebt, daß er seinen eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn glauben, nicht verloren werden, sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant aimé ceux qu’il a disposés, qu'il a donné son seul Fils engendré, afin que chacun d’eux qui croit en lui ne périsse point, mais qu'il ait la vie éternelle.
Procedimento:
- Falem sobre a descida do Espírito Santo que aconteceu de forma visível e audível.
- Leiam:  Atos 2. 2 a 4.
- Falem: Agora vamos representar a expressão audível da descida do Espírito Santo.
- Entreguem o versículo em línguas diferentes para os alunos.
- Solicitem que leiam o versículo, todos ao mesmo tempo.
- Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Observação: Caso não haja alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem pedir ajuda a outra pessoa da igreja que lhe auxilie, ou indicando pessoas para falar ou ensinar a pronúncia das palavras.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: