Sugestões
para as lições de Jovens e Adultos
1 - Revista de Edição Especial para Jovens e Adultos

Os Princípios Divinos em
Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como
Exemplos para os Nossos Dias
Lição 03: O Despertamento renova o altar
- Apresentem o título da lição: O Despertamento renova o
altar.
- Trabalhem os pontos levantados na lição,
sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para iniciar o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “O Sacrifício Perfeito”.
- A visualização(Método visual) chama a
atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto.
Desta
forma, a apresentação ficará mais didática.
Escrevam
no quadro as expressões:
Item
II:
Antigo
Testamento: altar do sacrifício
Novo
Testamento: sacrifício de Jesus
Item
II.2:
O
Espírito Santo:
Revela
Ensina
Explica
Penetra
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Sacrifício Perfeito
Objetivo:
Demonstrar a religação do homem com Deus, através do sacrifício perfeito e
único de Jesus.
Material:
4 folhas de papel ofício
01 tubo de cola branca
01 pincel atômico
01 rolo de durex
colorido(vermelho)
Procedimento:
– Colem 4 folhas de papel
ofício, formando um caminho e escreva, em um lado da folha, o versículo: “Mas
agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo
chegastes perto” (Efésios 2.13).
– Apresentem para os alunos
este caminho sem mostrar o versículo, dizendo que o homem tinha livre acesso a
Deus, porém este caminho foi destruído por causa do pecado(nesse momento,
rasguem o caminho).
– Entreguem os pedaços para os
alunos e peçam para que eles colem as partes, com durex colorido vermelho(representando
o sangue). Ao terminarem, falem que somente através do sangue de Jesus o
caminho pode ser restaurado, através do sacrifício perfeito e único de Cristo
na cruz.
– Então, apresente o lado do
caminho que contém o versículo(Ef 2.13) para que todos possam ler. Conclua,
lendo João 14.06.
– Para concluir, leiam:
“Mas, vindo Cristo, o sumo
sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito
por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas
por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma
eterna redenção”(Hebreus 9:11,12).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
2 – Tempo de Conquistas Fé e Obediência no Livro de
Josué
Lição
03: Preparativos para a conquista
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir o estudo, utilizem
a dinâmica “Galeria”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Galeria
Objetivo:
Enfatizar
a atitude de fé de Raabe.
Incentivar
os alunos a relatar experiências que façam referência ao exercício da fé.
Material:
02
cartolinas para montar 02 cartazes
Procedimento:
-
Apresentem um cartaz com os nomes dos heróis da fé de Hebreus 11: Abel, Enoque,
Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe.
-
Depois, leiam o texto bíblico de Hebreus 11, conhecido como “Galeria dos Heróis
da Fé”, observando o acontecimento referente ao nome citado.
-
Depois, solicitem para que os alunos relatem fatos que façam referência a fé
exercitada por eles.
-
Continuem a galeria, agora organizando outro cartaz com os nomes dos alunos que
relatarem suas experiências.
-
Para concluir, leiam: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam
e a prova das coisas que não se veem”(Hb 11.1).
Por
Sulamita Macedo.
3 - A Igreja Eleita - Redimida Pelo
Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa
Lição 03: Eleição e
Predestinação
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... e tendem a se dispersar.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas. E, também, nesta aula de
hoje, associem à aula expositiva o método do Debate.
Mas, como utilizá-lo?
“O
Método do Debate ou Discussão em grupo, no aspecto pedagógico, consiste em
lançar uma pergunta ou uma proposição polêmica ou instigadora para que os
alunos se posicionem contra ou a favor.
Pode
ser usado na introdução de uma aula, para dar início ao estudo de um tema, com
o objetivo de analisar vários pontos de vista sobre a situação proposta,
partindo das ideias diferentes do grupo, obtendo assim uma aprendizagem cruzada
entre os participantes.
No momento das falas dos alunos, é
interessante uma observação atenta, por parte do professor, ao que está sendo
debatido, como também manter controle sobre a discussão, pois podem ocorrer
alguns excessos verbais e de atitudes, devido a ânimos mais acirrados por parte
de alguns alunos, que perdem o equilíbrio e o bom senso no momento de se
colocar diante de uma fala contrária a sua.
Numa aula de EBD, após o debate, o
professor deve expor o que a Palavra de Deus apresenta sobre o problema em
discussão. Dessa forma, diante dos argumentos bíblicos, é possível trabalhar de
forma equilibrada qual a posição mais acertada diante do tema discutido pelos alunos.”
(Blog: Atitude de
Aprendiz – Textos Pedagógicos - Sulamita Macedo)
- Que tal começar a aula
utilizando o Debate, lançando esta pergunta?
Deus predestinou alguns para
salvação e outros para perdição? Argumente.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno,
além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para finalizar o estudo, utilizem a dinâmica “Dois caminhos, 02 portas, 01 escolha”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Dois caminhos, 02 portas, 01 escolha
Objetivo:
Enfatizar
que Deus, segundo sua presciência, elegeu e predestinou, antes da
fundação do mundo, para salvação os que creriam e permaneceriam firmes em
Cristo.
Apontar
que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
Material:
Cadeiras
02
envelopes
01
rolo de fita adesiva
Expressões
para digitar: Caminho Estreito e Caminho Largo
Procedimento:
Antes
da aula:
Organizem
as cadeiras de forma que formem 02 caminhos, um de largura mais estreita que o
outro
No
final de cada caminho coloquem 01 cadeira
Em
uma cadeira, fixem um envelope e coloquem dentro dele o nome “Caminho
Estreito”.
Na
outra cadeira, fixem um envelope e coloquem dentro dele o nome “Caminho Largo”.
Durante
a aula:
-
Organizem os alunos em 02 grupos.
-
Falem: A humanidade, aqui representa por vocês, tem dois caminhos para seguir.
-
Peçam para um grupo andar por um caminho e pegar o envelope. O outro grupo
também deve realizar a mesma coisa.
-
Depois, solicitem que eles abram os envelopes e leiam o conteúdo para a turma.
-
Falem:
Muitas
pessoas possuem conhecimento sobre quem é Deus, sua criação, seu poder, que
enviou seu filho para morrer pelos pecadores e seguem este caminho e têm Deus
como centro de suas vidas.
Mas,
há um outro grupo de pessoas que mesmo “conhecendo” Deus decidiram seguir outro
caminho, rejeitando Deus.
-
Perguntem: Qual o caminho que devemos escolher? Por quê?
Aguardem
as respostas.
- O
que a Bíblia nos alerta sobre isto?
“Entrai
pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à
perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e
apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”(Mateus 7:13,14).
“Disse-lhes
Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por
mim”(Jo 14.06).
-
Para entrar no caminho estreito, há necessidade de entrar pela porta estreita
que é Jesus.
-
Leiam o versículo: “Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e
abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo”(Ap 3.20).
Para
concluir falem: Deus, segundo sua presciência, elegeu e predestinou, antes da
fundação do mundo, para salvação os que creriam e permaneceriam firmes em
Cristo.
Por
Sulamita Macedo.
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