Sugestões
para as lições de Adolescentes
Tema: Conselhos para o dia a
dia
Lição 05: Desvie-se do mal
- Apresentem o título da
lição: Desvie-se do mal.
- Em seguida, utilizem a dinâmica
“Desviando-se do Mal”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Desviando-se do Mal
Objetivo:
Refletir como podemos nos desviar do mal.
Material:
Figuras de mente(cérebro), de
coração, de boca, de olhos, de pés
01 caixa
Procedimento:
- Apresentem para os alunos um
caixa com as figuras de mente(cérebro), de coração, de boca, de olhos e de pés.
A caixa deve estar fechada.
- Falem: Nesta caixa há várias
coisas que devem ser bem cuidadas e guardadas. O que vocês acham que pode ser?
Aguardem as respostas e
analisem coisas devem ser cuidadas e guardadas, pois elas são coisas têm valor.
- Depois falem: Mas, o que
vocês falaram não é o que está aqui dentro.
- Agora, abram a caixa e peçam
para que os alunos analisem cada figura. Certamente vai causar estranheza.
- Perguntem: Como podemos
guardar nossa mente, o coração, a boca, os olhos e os pés?
Aguardem as respostas.
- Depois falem que com certeza
nossa mente não será guardada por um capacete, o coração por colete, a boca com
pasta dental e escova ou enxague bucal, os olhos com óculos ou colírio e os pés
com sapatos. Estas atitudes são necessárias, mas nosso assunto se refere a
guardá-los do mal.
- Falem: Quer saber como?
Então apresentem os pontos
levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
2 – Adolescentes – História da Igreja
para adolescentes
- Apresentem o título da
lição: A igreja no tempo antigo.
- Depois, utilizem a dinâmica
“Perseguição - Ontem e Hoje”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Perseguição - Ontem
e Hoje
Objetivo:
Refletir sobre os tipos de perseguição que a igreja tem sofrido.
Material:
Objetos para representar
obstáculos
Papéis com nomes dos tipos de
perseguição
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Organizem um caminho com
bastantes obstáculos. Nos obstáculos, coloquem os nomes dos tipos de
perseguição que a igreja sofria.
- Falem que os cristãos
sofriam perseguições dos mais variados tipos. Estes obstáculos no caminho
representam os tipos de perseguição que a igreja vem sofrendo ao longo de anos,
inclusive as perseguições atuais.
- Peçam para que um aluno ande
pelo caminho com obstáculos e retire um dos nomes, atravessem todo o caminho e
no final leiam para a turma qual o tipo de perseguição.
Relatem para turma sobre este
tipo de perseguição. Os alunos também podem falar sobre situações que conhecem
ou vivenciam.
Depois, outros alunos fazem o
mesmo procedimento até concluir.
- Agora, trabalhem os pontos
levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário