RSS

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Sugestões para as lições de Adolescentes

1 – Revista de Edição Especial para Adolescentes
Tema: Conselhos para o dia a dia
Lição 05: Desvie-se do mal
- Apresentem o título da lição: Desvie-se do mal.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Desviando-se do Mal”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Desviando-se do Mal
Objetivo: Refletir como podemos nos desviar do mal.
Material:
Figuras de mente(cérebro), de coração, de boca, de olhos, de pés
01 caixa
Procedimento:
- Apresentem para os alunos um caixa com as figuras de mente(cérebro), de coração, de boca, de olhos e de pés. A caixa deve estar fechada.
- Falem: Nesta caixa há várias coisas que devem ser bem cuidadas e guardadas. O que vocês acham que pode ser?
Aguardem as respostas e analisem coisas devem ser cuidadas e guardadas, pois elas são coisas têm valor.
- Depois falem: Mas, o que vocês falaram não é o que está aqui dentro.
- Agora, abram a caixa e peçam para que os alunos analisem cada figura. Certamente vai causar estranheza.
- Perguntem: Como podemos guardar nossa mente, o coração, a boca, os olhos e os pés?
Aguardem as respostas.
- Depois falem que com certeza nossa mente não será guardada por um capacete, o coração por colete, a boca com pasta dental e escova ou enxague bucal, os olhos com óculos ou colírio e os pés com sapatos. Estas atitudes são necessárias, mas nosso assunto se refere a guardá-los do mal.
- Falem: Quer saber como?
Então apresentem os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.

2 – Adolescentes – História da Igreja para adolescentes
 Lição 05: A igreja no tempo antigo
- Apresentem o título da lição: A igreja no tempo antigo.
- Depois, utilizem a dinâmica “Perseguição - Ontem e Hoje”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Perseguição - Ontem e Hoje
Objetivo: Refletir sobre os tipos de perseguição que a igreja tem sofrido.
Material:
Objetos para representar obstáculos
Papéis com nomes dos tipos de perseguição
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Organizem um caminho com bastantes obstáculos. Nos obstáculos, coloquem os nomes dos tipos de perseguição que a igreja sofria.
- Falem que os cristãos sofriam perseguições dos mais variados tipos. Estes obstáculos no caminho representam os tipos de perseguição que a igreja vem sofrendo ao longo de anos, inclusive as perseguições atuais.
- Peçam para que um aluno ande pelo caminho com obstáculos e retire um dos nomes, atravessem todo o caminho e no final leiam para a turma qual o tipo de perseguição.
Relatem para turma sobre este tipo de perseguição. Os alunos também podem falar sobre situações que conhecem ou vivenciam.
Depois, outros alunos fazem o mesmo procedimento até concluir.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: