Sugestões
para as lições de Juvenis
1 – Revista de Edição Especial
para Juvenis
Lição 03: Mídia sem máscara
- Falem: Estudaremos na lição
de hoje sobre a influência da programação da Televisão.
- Introduzam o estudo do tema,
utilizando a dinâmica “Botão de Ligar e Desligar”.
- Posteriormente, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade
por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é
boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir, utilizem a
dinâmica
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Botão de Ligar e
Desligar
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a influência da programação televisiva.
Material:
01 figura de uma televisão.
Expressões digitadas: Filmes e
Novelas, Programas de Humor e de Auditório, Reality Shows, Desenhos Animados e
Jornais Informativos e Policiais, Programas Religiosos.
Procedimento:
- Coloquem no quadro a figura
da televisão.
- Perguntem: Qual o mal do aparelho
de televisão?
Espera-se que os alunos falem
que o aparelho por si só não há mal nenhum.
- Depois, perguntem: Então,
apontem quais as razões da TV ser tão combatida na Igreja?
Espera-se que os alunos falem
que se refere ao mau uso da TV, como também sua programação.
- Em seguida, dividam a turma
em 3 grupos.
- Entreguem para cada grupo,
duas das expressões abaixo:
Filmes e novelas
Programas de humor e auditório
Reality shows
Desenhos animados
Jornais informativos e
policiais
Programas religiosos
- Peçam para que em grupo os
alunos analisem esta programação nos diversos canais e depois apresentem o
resultado da discussão, falando quando deve ser utilizado o botão de ligar e
desligar.
- Agora, trabalhem o conteúdo
da lição.
Por Sulamita Macedo.
2 - Juvenis – Avivamento para a Juventude
Lição 03: Raízes de Avivamento na
História da Igreja
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Objetivo: Introduzir o estudo
sobre o legado do avivamento na Inglaterra e na Alemanha.
Material:
01 mapa múndi
02 nomes digitados: Puritanos e Pietistas
Procedimento:
- Coloquem o mapa Múndi sobre uma mesa.
- Peçam para que os alunos procurem no mapa a
Inglaterra e a Alemanha.
- Falem: Nestes dois lugares encontram-se as
raízes do avivamento.
- Apontando para estes países, falem: Na
Inglaterra, encontramos os Puritanos; na Alemanha, os Pietistas.
- Então, coloquem os nomes Puritanos e
Pietistas sobre o país a que se refere.
- Depois, falem: E é sobre eles que vamos
estudar na aula de hoje.
- Em seguida, comecem a trabalhar o conteúdo da
lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário