RSS

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Sugestões para as lições de Juvenis

1 – Revista de Edição Especial para Juvenis
Tema: O Cuidado com as influências dos meios de comunicação
Lição 03: Mídia sem máscara
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre a influência da programação da Televisão.
- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Botão de Ligar e Desligar”.
- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Botão de Ligar e Desligar
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a influência da programação televisiva.
Material:
01 figura de uma televisão.
Expressões digitadas: Filmes e Novelas, Programas de Humor e de Auditório, Reality Shows, Desenhos Animados e Jornais Informativos e Policiais, Programas Religiosos.
Procedimento:
- Coloquem no quadro a figura da televisão.
- Perguntem: Qual o mal do aparelho de televisão?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que o aparelho por si só não há mal nenhum.
- Depois, perguntem: Então, apontem quais as razões da TV ser tão combatida na Igreja?
Espera-se que os alunos falem que se refere ao mau uso da TV, como também sua programação.
- Em seguida, dividam a turma em 3 grupos.
- Entreguem para cada grupo, duas das expressões abaixo:
Filmes e novelas
Programas de humor e auditório
Reality shows
Desenhos animados
Jornais informativos e policiais
Programas religiosos
- Peçam para que em grupo os alunos analisem esta programação nos diversos canais e depois apresentem o resultado da discussão, falando quando deve ser utilizado o botão de ligar e desligar.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.

2 - Juvenis – Avivamento para a Juventude
Lição 03: Raízes de Avivamento na História da Igreja
 - Apresentem o título da lição: Raízes de Avivamento na História da Igreja.
 - Introduzam o tema da aula, utilizando a dinâmica “Raízes do avivamento”.
 - Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

 Dinâmica: Raízes do avivamento
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o legado do avivamento na Inglaterra e na Alemanha.
Material:
01 mapa múndi 
02 nomes digitados: Puritanos e Pietistas
Procedimento:
- Coloquem o mapa Múndi sobre uma mesa.
- Peçam para que os alunos procurem no mapa a Inglaterra e a Alemanha.
- Falem: Nestes dois lugares encontram-se as raízes do avivamento.
- Apontando para estes países, falem: Na Inglaterra, encontramos os Puritanos; na Alemanha, os Pietistas.
- Então, coloquem os nomes Puritanos e Pietistas sobre o país a que se refere.
- Depois, falem: E é sobre eles que vamos estudar na aula de hoje.
- Em seguida, comecem a trabalhar o conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: